O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), anunciou hoje (06) um balanço dos resultados verificados na cidade durante os sete dias de feriados antecipados, período que termina nesta terça-feira e que segundo ele, não será prorrogado.
Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, após as medidas restritivas, houve uma redução média de 40% de pessoas com sintomas da Covid-19 procurando por atendimento nas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) da cidade.
Ao detalhar os números de cada unidade, o prefeito citou que houve diminuição de 55% na procura por atendimento de pessoas com sintomas gripais na UPH da Zona Leste, queda de 33% na UPH da Zona Norte e redução de 45% na procura por atendimento das pessoas com sinais da Covid-19 na UPH da Zona Oeste.
O prefeito ainda destacou que também houve diminuição de 57% no número de pessoas que estão nas UPHs esperando por vagas de internação nos hospitais. No dia 27 de março eram 152 pessoas na fila por um leito e hoje o número caiu para 66 pacientes, segundo Manga.
Ele destacou que nestes casos, as pessoas estão assistidas nas UPHs, que têm condições de tratar estes pacientes.
O prefeito disse que mesmo com a melhora no cenário após as medidas aplicadas para frear a circulação das pessoas, ainda não há motivo para celebrar. “Não é momento de comemorar, mas temos números positivos em relação a queda do número de pessoas esperando por vagas nas UPHs, mas também o resultado não significa dizer que o problema acabou”, destacou Manga.
Ainda no seu pronunciamento, o chefe do Executivo afirmou que a ideia da administração municipal é estreitar cada vez mais a união com todos os setores da economia, como o comércio, serviços e indústria para que as decisões possam ser discutidas em conjunto para o combate à pandemia e a aplicação das medidas necessárias para conter o avanço da contaminação.
Medidas para os comércios
O prefeito Rodrigo Manga também anunciou como ficarão as regras de funcionamento dos supermercados, hipermercados, comércios em geral e postos de combustíveis após o fim do feriado prolongado.
Para os mercados continuam as restrições para a entrada de apenas uma pessoa por família com o objetivo de evitar aglomerações. Estes estabelecimentos deverão seguir o mesmo horário de funcionamento determinado pela Prefeitura de Sorocaba nesta última semana: das 7h às 22h.
Já os postos de combustíveis seguem funcionando das 6h às 20h e poderão voltar a abrir aos domingos. As conveniências nestes locais também estão liberadas a reabrir, mas estão proibidas de vender bebida para o consumo no local.
O comércio não essencial ainda não pode abrir as portas pela determinação da fase emergencial do Plano São Paulo, que vai até o dia 11 de abril, mas em Sorocaba as lojas poderão reativar o sistema de drive-thru que já havia sido permitido pela administração municipal, com o uso das vagas em frente aos comércios ou em estacionamentos conveniados com os lojistas.
Já para as indústrias, a recomendação é que elas sigam responsáveis pelo transporte de seus funcionários para evitar aglomerações no transporte público.
Manga destacou várias vezes durante sua fala que seu governo tomou um conjunto de várias ações pensando na preservação das vidas dos sorocabanos, mas sem esquecer da economia.
Ele disse que se solidariza com as famílias que perderam parentes para a Covid-19 e afirmou que a prefeitura segue trabalhando para vencer a doença.
No balanço apresentado hoje, Manga lembrou que desde o dia 25 de março foram instaladas barreiras sanitárias na cidade e que a vacinação está sendo ágil, sem filas, e que até agora mais de 107 mil pessoas já foram imunizadas.
Também lembrou que as UBSs oferecem o tratamento precoce, além das Unidades Básicas de Saúde sentinelas que atendem somente as pessoas com sintomas da Covid e ainda reforçou que houve aumento de 120% no número de leitos desde o início do seu mandato.
Ele citou, por exemplo, a entrada em funcionamento hoje de mais 20 leitos na UPA do Éden, exclusivos para pessoas contaminadas pelo coronavírus.
A Prefeitura de Sorocaba vai continuar com a fiscalização contra aglomerações no transporte público e em outros pontos da cidade.
Compra de vacinas
Amanhã, às 11h, o prefeito Rodrigo Manga e sua equipe têm uma reunião no Instituto Butantan para demonstrar que Sorocaba tem que ser prioridade na vacinação pela circulação de variantes da Covid-19.
A prefeitura quer comprar doses da vacina para reforçar a imunização e para que município possa colocar suas próprias prioridades,assim que o grupo prioritário for vacinado.
Ouça os detalhes na reportagem de André Fazano!
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…