A Prefeitura de Sorocaba deu ontem um importante passo para iniciar um programa proativo no combate a um grave problema social e econômico: o trabalho infantil.
Com o apoio de instituições consolidadas, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, conhecido pela sigla Peti, traz 27 ações que devem ser aplicadas no combate a esse problema social.
Esses pontos fazem parte também de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado, no início de 2020, com o Ministério Público de São Paulo, o Ministério Público do Trabalho e a Prefeitura de Sorocaba.
Coordenado pela Secretaria da Cidadania, o Peti foi instituído pela Lei Orgânica de Assistência Social, a Loas.
Em entrevista ontem à tarde, no Jornal das 5, da Cruzeiro FM, a chefe de seção de Proteção Social da Cidadania, Virgínia Theotonio, explicou que o programa tem caráter intersetorial, ou seja, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontram em situação de trabalho irregular.
O objetivo do governo municipal é iniciar as ações pelo método de abordagem nos cruzamentos das vias de Sorocaba e, também, no trabalho social desenvolvido junto a mães e pais que saem às ruas para recolher materiais recicláveis, levando consigo os filhos pequenos.
As denúncias também têm vez no Peti e podem ser feitas pelo Disque 100 ou diretamente na Secretaria da Cidadania ou no SOS (Serviço de Obras Sociais) que já desenvolve um trabalho em parceria com a prefeitura para a retirada de pessoas das ruas.
Virgínia explicou que a população pode ajudar nessa iniciativa evitando dar esmolas ou comprando produtos nos cruzamentos, especialmente se envolverem crianças e adolescentes.
Segundo ela, no lugar de comprar ou dar esmola, o mais digno a se fazer é denunciar a situação, pois, conforme ela mesma disse, se a família chegou ao ponto de colocar os filhos para trabalharem é porque está, de fato, precisando de ajuda.
E a melhor ajuda, sem dúvida, é informar o problema ao governo municipal para que essas pessoas sejam incluídas em programas sociais e econômicos, com o objetivo de resgatar a dignidade do ser humano.
De fato, é bem difícil para muitas pessoas que param em cruzamentos observar uma criança trabalhando e não ajudar.
Ocorre que, apesar da triste cena urbana, é preciso que se tenha a consciência de que, nem sempre, aquela criança ou adolescente está ali para ajudar a família.
E este é o principal ponto do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil: reprimir e punir eventuais quadrilhas de criminosos que exploram crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Além disso, a Prefeitura de Sorocaba busca o resgate da cidadania e inclusão social de menores de 16 anos que precisam frequentar a escola ao mesmo tempo que recebem atividades socioeducativas.
A nobreza desse programa está justamente nisso, e é dever de cada um de nós colaborar para que, de fato, o Peti possa prosperar.
Por outro lado, o governo municipal e as instituições parceiras da ação devem fazer sua parte e agir de maneira rápida, humana, eficiente e punitiva a criminosos.
Não basta lançar um programa importante como esse apenas para ter um selo social, é imprescindível que a administração pública não meça esforços para, efetivamente, erradicar o trabalho infantil.
Portanto, tenha sensibilidade e solidariedade com a situação de uma criança ou adolescente, não ignore o problema, simplesmente, denuncie o ato às autoridades.
Não fique em dúvida nem compadecido e tenha em mente que se você comprar aquele produto vai estar financiando, na verdade, aliciadores e criminosos.
E, se, por ventura, aquela situação se mostrar posteriormente como um caso de necessidade de uma família, não tenha arrependimento ou remorso, saiba que você ajudou pessoas dignas a terem uma chance de resgatarem a própria dignidade.
Portanto, seja solidário e aposte no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, pois, dessa forma, você ajudará Sorocaba a continuar prosperando.
Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…