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Editorial: Novas Estradas Vicinais (14/05/2021)

O governo do Estado de São Paulo deu um passo importante na infraestrutura e lançou o programa Novas Estradas Vicinais, que vai beneficiar 161 cidades e 139 estradas vicinais em todo o estado.

Com um investimento corajoso, especialmente por estarmos em um período de pandemia, o governador João Doria comemorou o lançamento desse importante programa de sua gestão, e que é um compromisso de campanha.

Só nas duas primeiras fases, haverá investimento de 1 bilhão e 200 milhões de reais, suficiente para reconstruior mil e 500 quilômetros de novas vicinais.

O efeito não é só a recuperação física das vicinais, como afirmou o governador, mas, principalmente, o que elas representam de fato para a vida dos municípios no campo e na cidade.

Com certeza, não se pode negar que se trata de uma ação ousada e de grande transformação para muitas regiões do interior, em especial, para a região de Sorocaba.

Produtores agrícolas podem comemorar também, já que seus produtos chegarão de maneira mais rápida e segura à capital e demais municípios paulistas.

Nas quatro fases previstas do projeto, de acordo com o governo, serão aplicados 2 bilhões e 5 milhões de reais em investimentos voltados para cerca de 3 mil quilômetros de novas estradas vicinais.

A manutenção e recuperação de estradas vicinais são responsabilidades dos municípios, porém, na atual conjuntura, tal responsabilidade se torna mais fácil se tiver a ajuda dos cofres estaduais.

O programa prevê obras para recuperação de pista, pavimentação de estradas em terra e melhorias em sinalização e sistema de drenagem.

Em todo o Estado, a primeira fase do programa soma 66 vicinais, divididas em 53 lotes de obras, e 76 cidades, totalizando 745 quilômetros e R$ 577 milhões.

A segunda fase, são 73 estradas, divididas em 58 lotes, e 85 municípios, somando-se 818 quilômetros de recuperação e R$ 634 milhões em investimentos.

Sorocaba e cidades da região estão contempladas em parte pelos dois primeiros lotes,  porém, alguns pontos que precisariam de maior atenção do Estado ficaram de fora.

De acordo com a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB), que participou do Jornal da Cruzeiro de ontem, na segunda-feira, ela estará em São Paulo, onde manterá contato com as secretarias responsáveis pelo programa, a fim de chamar a atenção das pastas para a reivindicação de centenas de moradores e produtores que utilizam tais vicinais.

Não é de agora que a sociedade reivindica as obras de manutenção e reconstrução de estradas vicinais pela região de Sorocaba.

Entre elas estão a Estrada do Ipatinga, que liga Sorocaba a Araçoiaba da Serra; e a do Ramal 103 da SP-79, entre Piedade e Juquiá.

São eixos importantes e que precisam de cuidados.

Essas estradas têm papel relevante para a logística do Estado, em especial, para a economia de São Paulo, portanto, devem ter a atenção do governo nesse programa.

O governo estadual quer uma maior e mais eficiente integração rodoviária no Estado.

Mas, para isso, é necessário ter zelo e cuidado na escolha das vicinais que devem entrar no programa.

É imprescindível que se dê as devidas atenções às estradas vicinais estratégicas, a fim de termos uma malha viária eficiente, já que, por ora, não temos a ferrovia para facilitar essa logística econômica do governo.

A Cruzeiro FM vai continuar cobrando os deputados que representam a região de Sorocaba para pressionar o governo estadual a garantir a execução em grande parcela das estradas vicinais da região de Sorocaba, já que esta integra o Cinturão Verde do Estado pela região Oeste.

Aparecem no mapa Sorocaba, Ibiúna, Itapetininga e Piedade.

Essa região conta com milhares de propriedades rurais que precisam de segurança e conforto para o transporte de suas economias.

Portanto, merecem investimentos de qualidade do Estado em seus negócios, responsáveis por boa parte do PIB paulista.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Cibelle Freitas
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