Categorias: Jornalismo

Estado de SP terá números altos da Covid nos próximos 15 a 30 dias, diz Gabbardo

O governo de São Paulo projeta que, pelos próximos 15 a 30 dias, o estado irá registrar números elevados de contaminação por Covid-19, ainda que abaixo do registrado durante fases mais agudas da epidemia no Brasil, afirmou o coordenador executivo do Centro de Contingência da Covid-19, João Gabbardo, nesta quarta-feira (19).

Entre terça-feira (18) e esta quarta-feira (19), o estado registrou 16.788 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus e 747 óbitos pela Covid-19. Ao todo, há 3.129.412 casos confirmados e 105.852 mortes acumuladas desde o início da pandemia.

De acordo com Gabbardo, a expectativa de aumento dos números está de acordo com o registrado em outros países que começaram a campanha de imunização contra o novo coronavírus. “Após a vacinação houve aumento no número de casos, sem correspondência nos números de internação”, disse durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

O especialista disse que a evolução positiva da pandemia irá depender das medidas adotadas pela população, principalmente as pessoas que já foram imunizadas. Entre elas, destacou o uso de máscaras e observância ao distanciamento físico.

Gabbardo também defendeu a necessidade de avanço da vacinação. Segundo o coordenador do colegiado, Paulo Menezes, “a vacinação não acontece na velocidade que gostaríamos, mas permite avanço progressivo”. Nesta quarta, o governo anunciou a prorrogação da fase de transição até o fim de maio.

De acordo com dados da Fundação Saede (Sistema Estadual de Análise de Dados), o estado registra alta na variação semanal – comparativo entre os sete últimos dias e os sete anteriores – de 11,7% em novos casos e de 5% em novas internações. Novos óbitos entretanto tem queda de 5,3%. Na Região Metropolitana de São Paulo, novos casos crescem 13,5%, novos óbitos, 2,7% e novas internações, 5,0%.

Segundo dados do governo do estado, 9,9 milhões de pessoas foram alvo da campanha de imunização contra a Covid-19: 5,1 milhões receberam as duas doses e cumpriram com o cronograma vacinal e 4,8 milhões receberam apenas a primeira dose prevista e, portanto, devem retornar a um posto de saúde para receber a segunda. Ao todo, foram aplicadas 15 milhões de doses, número superior ao de vacinados uma vez que algumas pessoas receberam duas doses. Primeiras doses aplicadas são 9,9 milhões e segundas doses, 5,1 milhões.

Com informações do Portal R7

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, preparou um…

47 segundos atrás

Hemocentro alerta sobre redução da oferta de sangue nesta época do ano

Hemocentros de todo o país lembram, nesta segunda-feira (25), o Dia Nacional do Doador do…

18 minutos atrás

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até a…

55 minutos atrás

Sesc Sorocaba apresenta programação do Encontro de Lutas

O Encontro de Lutas no Sesc Sorocaba acontece dos dias 26 a 30/11, com o…

1 hora atrás

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

20 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

23 horas atrás