Mais uma vez, devido à alta procura, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), prorrogou as inscrições para o Mutirão de castração de cães e gatos, desta vez atendendo ao Parque das Paineiras e Jardim Santa Lúcia.
Os moradores desses bairros poderão inscrever seus animais também na próxima segunda-feira (dia 24), das 9h às 12h e das 13h às 17h, na Associação “Antônio José Guarda”, localizada na Rua Clóvis da Silveira, 30, no Jardim Santa Lúcia.
O objetivo do Mutirão de Castração é promover o controle populacional de cães e gatos e, dessa forma, reduzir o número de animais abandonados, prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral.
As cirurgias ocorrerão nos dias 27, 28 e 29 de maio, no estacionamento da UBS Paineiras, localizada na Rua Eliza Stefani Lamos, 50. No procedimento, os animais também serão microchipados.
A ação seguirá todos os protocolos sanitários preventivos à pandemia da Covid-19, com o uso obrigatório de máscara pela população, higienização das mãos com álcool em gel e mantendo o distanciamento social.
Para a inscrição, os cidadãos deverão levar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.
Por que castrar?
A castração do animal doméstico, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
Já, a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
Cuidados para castrar os animais
Antes do procedimento cirúrgico, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração. Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Já os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com segurança.
Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado para auxílio. Ainda, o cuidador também deve levar uma proteção para o animalzinho usar após a realização da castração, como uma roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Uma pessoa morreu carbonizada após o carro em que ele estava pegar fogo, na madrugada…
A Caixa Econômica Federal promove neste sábado (16), a partir das 20h, os sorteios dos concursos 2.797 da…
Cinco empresas estatais de peso na economia brasileira - Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica,…
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), oferece…
A Justiça da Argentina emitiu mandados de prisão contra os 61 brasileiros, considerados foragidos, que…
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (15) para colocar…