Para reforçar o cuidado com a higienização das mãos dentro da Santa Casa de Sorocaba, e garantir maior segurança à equipe de funcionários e aos pacientes durante a pandemia da Covid-19, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do hospital promove a 1ª Semana de Higienização das Mãos, com o tema “Segundos que Salvam Vidas Higienize Suas Mãos”.
A ação será realizada entre 26 e 28 de maio, com uma programação especial, a qual irá trabalhar com os profissionais da saúde os cinco momentos para a higiene das mãos: antes de tocar o paciente; antes de realizar procedimento limpo/asséptico; após o risco de exposição a fluidos corporais; após tocar o paciente; após tocar superfícies próximas ao paciente.
O evento é organizado neste mês pois, no dia 5 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Em todo o mundo foram promovidas atividades para conscientizar os profissionais de saúde, o governo e os administradores hospitalares sobre a importância da higienização das mãos.
A higiene das mãos, seja com o sabão líquido e água ou com álcool em gel, é uma das ações mais eficazes para reduzir a contaminação por qualquer tipo de doença contagiosa, inclusive a Covid-19. Mas, para que o risco seja reduzido, existe o momento correto de limpar as mãos.
O cuidado com a higienização das mãos tem um papel tão importante na prevenção de infecções que a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou os cinco momentos para higienização das mãos especificamente para o ambiente hospitalar. Esse método prevê a adoção do fluxo de cuidado após cada procedimento, que evita a transmissão cruzada de microrganismos.
Na programação de atividades da 1º Semana de Higienização das Mãos haverá aulas sobre a importância do cuidado com a limpeza das mãos, entrega de brindes aos participantes, terá uma aula com a Infectologista Stephanie Berrel Crocco, apresentação lúdica com a técnica de enfermagem Severina Francisco Aldenes da Silva e um concurso de paródias. A abertura será com o Dr. Eduardo Leite Crocco, médico infectologista e coordenador do SCIH.
“Higienizar as mãos é uma das ações mais eficazes para redução da transmissão de microrganismos causadores de doenças infecciosas, tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade, por meio de uma medida simples como esta, podem desempenhar um importante papel na prevenção de infecções”, diz a enfermeira Camila Sanches Correa, do SCIH.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Santa Casa de Sorocaba.
Edição – Cibelle Freitas.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…