O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) alerta para golpes praticados pela internet em nome da autarquia. Por meio de perfis falsos nas redes sociais, os estelionatários oferecem supostos benefícios para realizar serviços de veículos, como emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e quitação de multas.
Atenção! Os perfis oficiais do Detran.SP nas redes sociais possuem o selo de verificação, que comprova a originalidade do usuário. Para esclarecer dúvidas de cidadãos ou enviar uma solicitação via Facebook, Twitter ou Youtube, o perfil oficial é somente o @detransp. No Instagram, a conta verdadeira é a @detranspoficial.
O órgão informa também que nenhum atendente do Detran procura o cidadão pelas redes sociais de forma voluntária. Informações sobre dados bancários, número de whatsapp também não são solicitados pelos atendentes.
As únicas formas legais disponíveis para solicitar serviços eletrônicos do Detran são através do site www.detran.sp.gov.br ou pelos canais digitais do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br, e app Poupatempo Digital.
“A população deve ficar alerta para não fornecer informações e dados pessoais a terceiros. Portanto, é muito importante que todos utilizem apenas os canais oficiais do Detran, onde é possível solucionar grande parte das pendências”, afirma o diretor-presidente do Detran, Ernesto Mascellani Neto.
Caso o cidadão desconfie de algum perfil, é possível denunciar ocorrências desse tipo no Disque Denúncia 181. O serviço é da Secretaria de Estado da Segurança Pública e o sigilo é absoluto. A denúncia também pode ser feita na internet, no site: www.webdenuncia.org.br. Já pelo portal do Detran, a manifestação deve ser encaminhada para a Ouvidoria do órgão. O link para registrar a solicitação é https://www.ouvidoria.sp.gov.br/Portal/Default.aspx.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Detran-SP.
Edição – Cibelle Freitas.
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…