Com o início do outono e a ocorrência de dias mais frios, a Prefeitura de Sorocaba coloca em prática a edição de inverno do programa “HumanizAção”.
O objetivo é intensificar as ações e abranger todas as regiões da cidade, com duas equipes atuando em paralelo. Ao mesmo tempo, com o início da Campanha do Agasalho, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS), parte das doações de roupas e cobertores será destinada ao Centro de Triagem e ao Serviço de Obras Sociais (SOS), que atendem ao público em situação de rua.
Na noite desta terça-feira (25), foram abordadas 17 pessoas em situação de rua, sendo que nove delas aceitaram o acolhimento social no SOS. A ação conjunta foi realizada no período entre às 18h40 e 21h30, em diferentes pontos da cidade, na Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Avenida Moreira César e Rua Lituânia.
Em articulação com as entidades assistenciais, também é solicitado que as doações de alimentos e de marmitex sejam sempre direcionadas aos centros de triagem e abrigo, tais como o SOS, que recebe a maioria da população em situação de rua.
“Também são muito bem-vindos os voluntários que se disponham a ajudar na distribuição das refeições para essas pessoas nos centros de triagem e abrigo. Quem não puder ser voluntário, mas tiver a oportunidade de doar produtos, como roupas, principalmente as masculinas, uma vez que o contingente de homens é predominante nos abrigos, cobertores e itens de higiene pessoal, igualmente pode auxiliar muito dessa forma”, revela o secretário Clayton Lustosa, da Secretaria da Cidadania (Secid).
HumanizAção
O programa é gerido pela Controladoria Geral do Município e realizado de forma integrada com a Secid, a Secretaria da Saúde (SES) e a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Urbes – Trânsito e Transporte, além dos serviços especializados em saúde do Samu e de assistência social do SOS Sorocaba.
As pessoas em situação de rua que aceitam atendimento social no SOS, além de abrigo noturno, recebem alimentação, cuidados de higiene pessoal e roupas limpas. Além disso, são identificadas as necessidades urgentes de cada indivíduo, sendo proporcionados os serviços públicos ao alcance da municipalidade, tais como segunda via de documentação, atendimento em saúde e, sempre que possível e desejado, o retorno à família de origem.
Mais um meio de a população contribuir com o programa “HumanizAção Inverno” é informando os locais onde há pessoas em situação de rua necessitando de acolhimento e cuidado. Os telefones para contato são os da Secid: (15) 3212-6900; do SOS: (15) 3229-0777 e da Guarda Civil Municipal (GCM): 153.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…