No Jornal da Cruzeiro de hoje (26), durante a sua entrevista semanal, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, disse que a Corregedoria está finalizando a apuração sobre a compra dos livros no valor de R$ 29 milhões, feita na gestão anterior, em especial a escolha de títulos considerados impróprios para as crianças, segundo o chefe do Executivo.
Ele classificou a aquisição das publicações como “o pior descaso da história da educação na cidade de Sorocaba”, já que as aulas presenciais nem estavam sendo realizadas no passado e havia outras prioridades, como as reformas em várias unidades.
Na opinião do prefeito, o dinheiro foi “jogado no lixo” e poderia ter sido usado para recuperar unidades sucateadas e zerar a fila das creches. Ele acrescentou que quando assumiu a prefeitura muitas escolas estavam destruídas, sem planejamento de retorno às aulas e que agora os contratos de manutenção já foram firmados.
O outro lado
Em relação às declarações do prefeito Rodrigo Manga a ex-prefeita Jaqueline Coutinho afirma que “não procede de forma alguma as alegações do prefeito Manga as quais se prestam única e tão somente a tentar tirar a responsabilidade de sua gestão que começou em janeiro e até o presente não se preocupou e não tomou qualquer medida com estruturação física e de equipamentos na área de Educação com vistas ao enfrentamento da pandemia e volta às aulas.
Os recursos do orçamento de 2020 foram devidamente utilizados na Educação e os contratos para fornecimento de merenda e manutenção todos estavam em vigência.
Quanto ao investimento em livros estranhamente foram retirados da Arena onde estavam e distribuídos em locais desconhecidos o que vai dificultar o controle de distribuição. Melhor andaria o prefeito se desde o início do mandato tivesse adotado as ações cabíveis para a retomada segura e responsável das aulas.
Infelizmente o caminho para essa total falta de planejamento é desqualificar uma vez mais o governo anterior que repetimos com veemência não tem participação nessa falha atual”, finaliza a nota.
Edição – Alessandra Santos
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…