Categorias: Jornalismo

Hemonúcleo opera com 30% abaixo do normal e chama doadores

A chegada dos dias mais frios acende um alerta para a redução das doações de sangue em Sorocaba. Historicamente, essa época do ano já é conhecida pela queda no número de doadores, mas o alerta se deve principalmente por conta da pandemia de Covid-19, período em que a quantidade de voluntários já está 30% abaixo do normal.

Atualmente o hemonúcleo, administrado pelo Colsan e localizado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), opera com apenas metade do estoque para os tipos sanguíneos “O positivo” e “O negativo”, “A positivo” e “A negativo”. A unidade é responsável pelo atendimento a hospitais da cidade e região e integra a Hemorrede estadual. A reposição frequente dos estoques de sangue é necessária para tratar anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.

“A situação só não está mais crítica porque temos feitos campanhas divulgando e incentivando as doações. É um sinal de alerta porque temos que nos antecipar a esses fatores. A pandemia não está estabilizada e as internações estão acontecendo. A necessidade de transfusões continua”, afirma o médico Frederico Brandão, gerente do Colsan de Sorocaba.

O hemonúcleo tem operado com apenas 70% da capacidade de doações, reflexo da queda de voluntários por conta da pandemia. Com a chegada do frio, a presença das pessoas realizando as doações já começa a cair.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o voluntário tiver doenças virais deverá aguardar 30 dias após estar curado para fazer a doação.

Caso o doador tenha recebido a vacina contra a gripe, é necessário esperar 48 horas antes de ir até o hemonúcleo. Já na imunização contra a Covid-19, o intervalo varia de acordo com a fabricante, sendo 48 horas para a Corovac e sete dias para os imunizantes da Covishield (Fiocruz/Astrazeneca/Oxford) ou ComiRNAty (Pfizer/BioNTech). É possível doar sangue no intervalo entre as doses.

Em Sorocaba, os interessados em fazer a doação podem comparecer ao Hemonúcleo, que fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro. O atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30. Para reduzir o tempo de espera antes da doação, é possível fazer o agendamento pelo aplicativo “Colsan – Doe Sangue, Doe Vidas”, disponível para Android e iOS. Outras informações podem ser obtidas nos telefones (15) 3224-2930 e (15) 3332-9464. 

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul. Reportagem: Jomar Bellini.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

7 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

10 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

12 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

22 horas atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

1 dia atrás