Categorias: Jornalismo

Morre aos 84 anos Jaime Lerner, ex-governador do Paraná

O ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, morreu aos 84 anos, nesta quinta-feira (27). A informação já consta nos obituários divulgados pela prefeitura de Curitiba. Lerner estava internado no hospital evangélico Mackenzie. O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira (27) no cemitério israelita Santa Cândida. 

Lerner foi três vezes prefeito da Cidade de Curitiba, onde liderou a revolução urbana que fez da cidade referencia nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transporte, meio ambiente, programas sociais e projetos urbanísticos.

Em 1965, ele participou do desenvolvimento do Plano Diretor de Curitiba. Durante sua primeira gestão como prefeito da cidade, no período 1971 a 1975, Lerner consolidou as transformações da cidade e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente.

Ele ainda comandou a cidade de 1979 a 1983, e seu terceiro mandato foi de 1989 a 1992. O sistema de transportes integrado de Curitiba foi eleito como um dos 50 projetos mais influentes dos últimos 50 anos, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos, que está presente em mais de 160 países. 

Sua gestão também foi marcada pela criação de parques arborizados, como o Jardim Botânico, inaugurado em 1991, e a Ópera de Arame, inaugurada no ano seguinte. Ambas obras se tornaram importantes pontos turísticos da cidade atraindo turistas de diversos estados desde a criação.

Eleito governador do estado do Paraná em 1994 e reeleito em 1998, Lerner conduziu importantes transformações socioeconômicas que resultaram em melhorias na qualidade de vida no campo e nas cidades.

O sistema de transportes integrado de Curitiba foi eleito como um dos 50 projetos mais influentes do mundo nos últimos 50 anos, de acordo com o Instituto de Gerenciamento de Projetos, que está presente em mais de 160 países. O BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba ocupou o 33º lugar ao lado de outras iniciativas importantes.

Entre 1970 e 1990, Lerner passou pelo Arena, PDS e PDT. Como governador de 1995 a 2002, passou pelos partidos PDT (durante o primeiro mandato) e pelo então PFL, atualmente DEM. 

Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná em 1964, ele fundou do Instituto Jaime Lerner e a Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA). Ele foi presidente da União Internacional dos Arquitetos (UIA) de 2002 a 2005.

Em 1990, Lerner recebeu o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Em 1996, recebeu o prêmio da Unicef Criança e Paz, além de outros prêmios e títulos voltados à conservação do meio ambiente e planejamento urbado. O arquiteto também publicou diversos livros e artigos que tratavam da importância do urbanismo nas cidades. 

Com informações da CNN Brasil.

Edição – Cibelle Freitas.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

8 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

10 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

13 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

23 horas atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

1 dia atrás