Categorias: Jornalismo

Vereadores aprovam proibição para condenados por maus-tratos adotarem animais

A Câmara de Vereadores de Sorocaba aprovou, nesta quinta-feira (27), em definitivo, o projeto de lei que proíbe pessoas condenadas por maus-tratos e crueldade de adotar animais.

A matéria, de autoria de Ítalo Moreira (PSC), foi aprovada por unanimidade. Agora, o projeto segue para sanção ou veto do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Se for promulgada pelo Executivo, a lei entrará em vigor 30 dias após a publicação.

A proposta já havia sido aprovada em primeira e segunda discussões nas sessões da Câmara dos dias 13 e 28 de maio, respectivamente. Porém, por recomendação da Secretaria Jurídica da Casa, o próprio autor apresentou a emenda número um ao PL, para adequá-lo à técnica legislativa. Assim, a proposta teve de passar pela Comissão de Redação e voltou à pauta para aprovação final.

O PL 20/2021 impede condenados judicialmente, em decisão transitada em julgado, de adotar animais de estimação. Para tanto, acrescenta o artigo 3-A à Lei 9.551, de 4 de maio de 2011, do vereador João Donizeti (PSDB). A norma de autoria de Donizeti proíbe maus-tratos e crueldade contra animais.

Outras aprovações
Ainda na sessão, foi aprovado, em discussão única, o projeto de lei 152/2021, de Silvano Jr. (Republicanos). Ele denomina Salvador José Mariano a rua seis, no Jardim Residencial Helena Maria, com início na rua 4 e término na rua 12.

Já o projeto de lei 93/2021, de Dylan Dantas (PSC), teve parecer jurídico contrário rejeitado, em primeira discussão, e segue em tramitação. O PL conhece como serviço de saúde essencial as atividades de comercialização de produtos ópticos.

Fora de pauta
O projeto de lei 42/2021, substitutivo, de Rodrigo do Treviso (PSL), que cria o Programa de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias e Familiares, saiu de pauta, em primeira discussão. A matéria recebeu uma emenda apresentada por Luis Santos (Republicanos). A sugestão de Santos inclui a realização de compostagem nas hortas.

Ainda em primeira discussão, foi retirado de pauta, a pedido do autor, por uma sessão, o projeto de lei 51/2021, de Ítalo Moreira. Ele autoriza “o regular e pleno funcionamento de empresa de tecnologia de intermediação de serviço privado de fretamento compartilhado e eventual por aplicativo”.

Já o PL 367/2019, da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, recebeu nova emenda e igualmente saiu de pauta, em segunda discussão. A matéria cria a Semana da Conscientização Contra o Aborto. Também foram retirados de pauta o projetos de lei 139/2021, 149/2021 e 153/2021, de Cláudio Sorocaba (PL), e o PL 134/2021, de Fábio Simoa (Republicanos), todos de denominação.

Por fim, o projeto de resolução 07/2021, de Péricles Régis (MDB), igualmente recebeu emenda e saiu de pauta, em primeira discussão. A proposta altera o parágrafo único, do artigo 164, do Regimento Interno da Câmara. Com a mudança, estabelece que cada vereador só poderá apresentar três projetos de decreto legislativo por ano referentes à concessão de título de cidadão honorário. Pelo texto, as propostas serão limitadas, especificamente, a um título de cidadão sorocabano, um de cidadão benemérito e um de cidadão emérito.

Devido ao fim do tempo regimental, os demais projetos da pauta não chegaram a ser votados e retornam na próxima sessão, como matérias remanescentes.

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul

Edição – Alessandra Santos

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Julgamento virtual tem de ser evitado para que não haja consequências emocionais

Uma simples foto, um vídeo ou uma frase tirada do contexto podem desencadear uma avalanche…

6 horas atrás

Advogado esclarece sobre condições para a troca de presentes

A troca de produtos após o Natal, demanda muito comum por conta dos presentes nem…

18 horas atrás

Editorial: Uma vida vale muito 27/12/2024

Um homem suspeito de ser um "serial killer" de cães e gatos foi preso em…

20 horas atrás

Flávio Amary: revisão do Plano Diretor é necessário para o crescimento organizado da cidade

O empresário Flávio Amary, que também foi Secretário da Habitação do Estado de São Paulo,…

20 horas atrás

PROGRAME-SE 27/12/2024

No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para atividade na biblioteca municipal de Sorocaba; tem masterclass de…

21 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 27/12/2024

O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz um panorama das questões…

22 horas atrás