Categorias: Jornalismo

Estado anuncia ‘Dia D’ para aplicar a segunda dose de vacina nos faltosos

O governo estadual anunciou ontem (28) que fará o “Dia D” para a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19. Mais de 5 mil pontos de vacinação no Estado estarão abertos das 7h às 18h para a aplicação exclusivamente das vacinas atrasadas. A iniciativa busca imunizar quem já ultrapassou os prazos de 28 dias para a vacina do Butantan (Coronavac) e de 12 semanas para a Astrazeneca/Oxford.

Somente na região de Sorocaba, que é composta por 48 cidades, atualmente, o total de faltosos é de 33.661 pessoas, que ainda não tomaram a segunda dose para a conclusão da vacinação contra a Covid-19. Em todo o Estado, são 501,6 mil faltosos.

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba a respeito, mas o município ainda não definiu como será o “Dia D” na cidade. Caso a ação seja realizada no próximo sábado (5) os locais serão divulgados pelos canais oficiais do município e também para a imprensa.

Contudo, a Secretaria da Saúde de Sorocaba informou que na quarta-feira (26), a vacinação de “repescagem” da segunda dose da Coronavac ocorreu para idosos de 64 anos ou mais e também para profissionais da Educação e da Saúde, que ainda não tinham se imunizado, atingindo o total de 779 pessoas vacinadas.

Já a Secretaria de Estado da Saúde informa que a iniciativa, em parceria com municípios, quer vacinar mais de 500 mil pessoas que não completaram o seu esquema vacinal.

“É fundamental que as pessoas busquem os postos de vacinação para tomar a segunda dose. Esta será uma grande mobilização com todos os municípios para buscar as pessoas que ultrapassaram o prazo de tomar a dose dois da vacina. A pessoa só estará totalmente protegida após as duas doses dos imunizantes”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

A Secretaria de Estado da Saúde ainda disponibilizará um recurso (etapas) para os profissionais de saúde dos municípios, para que todos possam abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de quinta-feira (28) aponta que 501.693 que já haviam recebido a primeira dose dos imunizantes estão com a segunda dose atrasada. O total inclui 212.403 pessoas que não tomaram a vacina da Astrazeneca/Oxford e outros 289.290 referentes à vacina do Butantan (Coronavac).

Do total de pessoas que não tomaram as doses da Astrazeneca, 80% são idosos de 80 a 89 anos de idade. Os demais são profissionais de saúde.

Com base nas estatísticas populacionais previstas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária ou público específico, o governo estadual define as remessas de doses necessárias para uma das 645 cidades avançar em cada etapa da campanha.

Os quantitativos de primeira e segunda dose são idênticos, realizados em duas entregas diferentes para que o município realize a aplicação e conclua a imunização das pessoas.

Ainda assim, a pasta encaminhou na semana passada 279.815 doses extras de vacina do Butantan para cerca de 500 cidades. Os imunizantes são exclusivos para a aplicação de segunda dose. Este número foi informado à pasta estadual pelas próprias prefeituras, em consulta realizada aos 645 municípios pelo Conselho de secretários municipais de saúde (Cosems) na última semana. 

Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul. Reportagem: Ana Cláudia Martins.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

10 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

12 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

15 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

1 dia atrás