Uma equipe da Prefeitura de Sorocaba vistoriou as obras de construção das avenidas marginais do córrego Itanguá, na Zona Oeste da cidade.
A previsão é que o primeiro trecho, interligando as avenidas Adão Pereira de Camargo e Américo Figueiredo, esteja parcialmente liberado para o fluxo de veículos até o fim deste ano.
Toda a obra é executada por meio de financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
“As obras estão avançando rapidamente. Estamos tirando do papel e colocando em dia o cronograma de obras tão importantes para Sorocaba, como essa”, destacou o prefeito Rodrigo Manga. Ele esteve no local com os secretários Darwin José Rosa (Serviços Públicos e Obras) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), além da coordenadora da Unidade de Execução de Programa (UEP) da Prefeitura de Sorocaba, Jessica Pedrosa, acompanhados da equipe técnica responsável pelo empreendimento.
No local, está sendo feita a terraplanagem, com os recortes de solo e de preparação dos trajetos das pistas, bem como a contenção das margens do córrego. Adequações foram feitas para agilizar a obra, evitar novas desapropriações e minimizar os impactos para a população dos arredores, durante as obras. “Constatou-se, agora, que foram executados 10% do total das obras. Há alguns meses, não estávamos nem na metade disso e elas estão avançando”, pontuou a coordenadora da UEP.
Para novembro deste ano, está previsto o início da construção do viaduto na Avenida Américo Figueiredo, sobre o córrego Itanguá e as pistas marginais, o que deve ser finalizado em dezembro de 2022. “Esse é o prazo também para a conclusão total das pistas marginais, entre a Avenida Adão Pereira Camargo, passando pela Avenida Américo Figueiredo, com acesso chegando à Rua Miguel Patrício de Moraes”, destacou o secretário de Serviços Públicos e Obras.
Segunda fase
A Prefeitura prevê que a segunda fase das obras das pistas marginais do córrego Itanguá, ligando a região da Avenida Santa Cruz à Avenida Luís Mendes de Almeida, está prevista para ser licitada já no segundo semestre de 2021. Na sequência, terão início as construções. Tais intervenções também constam no contrato de financiamento com a CAF.
“Uma vez tudo isso finalizado, teremos uma ligação direta de trânsito, desde a Avenida Dom Aguirre, passando pela General Osório, Adão Pereira de Carmargo, Santa Cruz e Luís Mendes de Almeida, até chegar à Rodovia Raposo Tavares. Será um corredor cruzando a Zona Oeste da cidade, desafogando, sobretudo, o tráfego no Jardim Simus e facilitando o acesso aos demais bairros ao longo do córrego Itanguá”, explicou o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico.
Com informações da Secom Sorocaba
Edição – Alessandra Santos
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