Categorias: Jornalismo

Prefeitura de Sorocaba traz de Brasília “Pacotão Social” de mais de R$ 20 milhões

A Prefeitura de Sorocaba, representada pelo prefeito Rodrigo Manga e comitiva, obteve em Brasília, nesta segunda-feira (31), a confirmação da vinda de uma série de programas do Governo Federal nas áreas social e da garantia dos direitos humanos e da família, que, juntos, somam mais de R$ 20 milhões em investimentos para a cidade.

Os programas foram discutidos em reunião do prefeito com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Damares Alves. Também estiveram presentes no encontro a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato, o secretário municipal da Cidadania, Clayton Lustosa, o secretário nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Maurício Cunha, e técnicos da Prefeitura de Sorocaba. “Saímos hoje, do Ministério, satisfeitos e felizes por percebermos a representatividade que Sorocaba está ocupando no cenário nacional e sendo reconhecida. Quem ganha com isso são os sorocabanos e toda a região, principalmente os que mais necessitam das ações do Poder Público”, enfatizou o prefeito Rodrigo Manga.

Sorocaba deverá ser a primeira cidade do interior a abrigar a Casa da Mulher Brasileira, com serviços integrais e humanizados para mulheres em situação de violência. A ministra Damares aprovou a ideia da implantação do programa no município em função das políticas públicas já desenvolvidas por Sorocaba nessa área e pela posição de influência regional que a cidade ocupa.

Outro projeto importante a ser recebido deverá ser o Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, fortalecendo as ações municipais nesse setor. Trata-se de um local público que reunirá, em um mesmo espaço físico, programas e serviços, que, por meio de equipes multidisciplinares especializadas, efetuarão o atendimento integral de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

O Conselho Tutelar de Sorocaba também deverá ser equipado com os chamados “kits” do MMFDH, que preveem equipamentos e acessórios essenciais ao funcionamento desses órgãos, tais como veículos, computadores, bebedouros, cadeiras automotivas para transportar crianças, dentre outros itens essenciais ao trabalho nesse campo.

Ainda, outra iniciativa que a ministra confirmou trazer para Sorocaba é o Programa Famílias Fortes, que trabalha na transformação da realidade de adolescentes que se encontram em dependência química, além de atuar no fortalecimento do vínculo familiar, mediante o acompanhamento social.

A ministra Damares também falou sobre os programas voltados especialmente às mulheres que, desde já, ficam à disposição para serem implantados em Sorocaba, tais como o Programa de Qualificação da Mulher para o Mercado de Trabalho e o Mães Unidas. Este último realiza um importante trabalho social, com a doação de enxoval às famílias que precisam de amparo.

Por fim, no “Pacotão Social” definido em Brasília ainda estão ações voltadas aos jovens, por meio da capacitação e do fomento ao empreendedorismo, oferecidos pelo Programa Horizontes, da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), assim como para os idosos, com o Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, que tem como foco a inclusão digital e social da pessoa idosa.

Por fim, para as pessoas em situação de rua, as medidas a serem trazidas à cidade preveem o Programa Moradia Primeiro, que permite o acesso a uma moradia segura e o acompanhamento por uma equipe técnica especializada. “Sorocaba tem uma representatividade regional muito grande e deve ser receptora de programas e projetos que servirão, não somente para a cidade, como também para os municípios vizinhos”, destacou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Com informações da Secom/PMS.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

13 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

15 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

18 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

2 dias atrás