Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, diversas festas e eventos clandestinos foram realizados em Sorocaba, no último fim de semana. Entre sexta-feira (4) e domingo (6), a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar dispersaram ao menos cinco aglomerações, em vários pontos da cidade, durante operações integradas contra pancadões e aglomerações. Ainda nas ações, nove estabelecimentos foram fechados e mais de 300 veículos, autuados.
Entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5), início do fim de semana, dois estabelecimentos onde havia aglomerações foram fechados. Além disso, no decorrer da ação, 86 veículos foram autuados. Oito deles foram apreendidos.
Na noite de sábado (5), a GCM também impediu a realização de uma festa clandestina em uma chácara na zona rural do bairro Mato Dentro. O trabalho contou com o apoio do setor Fiscalização de Posturas, vinculado à Prefeitura, e da Vigilância Sanitária (Visa).
Conforme a GCM, no local havia mais de 200 jovens, com idades de 16 a 25 anos, além de 30 veículos, entre carros e motocicletas. Ao notarem a chegada das equipes, os jovens correram.
O organizador do evento e o dono da chácara receberam diversas multas. As equipes apreenderam centenas de latas de energético e garrafas de bebidas, por falta de nota fiscal. Os produtos seriam vendidos na festa. Ainda de acordo com a guarda civil, o evento havia, inclusive, sido, divulgado na internet, com a venda de ingressos.
No mesmo dia, sete estabelecimentos, em diferentes pontos da cidade, foram autuados por falta de alvará e orientados a encerrar as atividades. Além disso, 241 veículos foram autuados.
Já no domingo (7), por volta das 18h40, a GCM flagrou uma aglomeração com 250 pessoas na rua Abraham Lincoln, no Jardim dos Estados. Elas estavam próximas a um estabelecimento. Segundo a GCM, a multidão obstruía a calçada e atrapalhava o trânsito. Todos foram orientados a ir embora. No local, também foram multados 16 veículos, sendo que um carro e uma motocicleta foram apreendidos.
Além disso, no bairro altos do Ipanema, os agentes encontraram mais de 50 pessoas perto de trailers de lanches. Conforme a GCM, ao perceberem a chegada das viaturas, todos deixaram o local.
Na manhã de domingo (7), um encontro de carros antigos no estacionamento do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, igualmente causou aglomeração. Várias pessoas se reuniram em frente à Prefeitura. A maioria não usava máscara, nem respeita o distanciamento social.
Na madrugada desta segunda-feira (7), às 3h30, os guardas constataram três veículos com som alto na praça do Jardim Prestes de Barros. Os carros deixam o local, porém, foram autuados, devido à altura do som. Em nota, o Executivo informou tratar-se de um evento particular, promovido sem a autorização da administração municipal.
Conforme a Prefeitura, a GCM e agentes da Urbes Trânsito e Transporte, empresa que administra o setor, foram até o local e fecharam o acesso de entrada de veículos. Posteriormente, encerram o evento.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul (reportagem Vinicius Camargo)
Edição – Alessandra Santos
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…