O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde desta quinta-feira (10) e anunciou o aumento de leitos Covid na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste.
O chefe do Executivo também anunciou que uma nova empresa assumiu a gestão da unidade, substituindo o Instituto Diretrizes que não teve o contrato renovado.
O Instituto Soleil assumiu na noite desta quarta-feira (9), após vencer o chamamento público para administrar a UPH.
O prefeito explicou que com a entidade anterior, 12 leitos com respiradores estavam funcionando na unidade e agora o número foi ampliado para 33 e nos próximos dias vai chegar a 63 vagas para as pessoas diagnosticadas com a Covid-19.
Com isso, a administração municipal espera que a fila de espera por leitos, registrada nos últimos dias, volte a cair.
Manga acredita que esta espera foi causada pela desativação de leitos na UPH Zona Oeste e pela orientação dada pela gestão anterior de que as pessoas com sintomas da Covid deveriam procurar a UPH da Zona Norte, o que causou aumento no fluxo de pacientes e de espera nesta unidade.
O secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, disse que negocia a ampliação de mais leitos no Hospital Santa Lucinda e também conversa com a empresa que administra o Centro de Estabilização do São Guilherme para uma possível abertura de mais vagas.
Tanto o prefeito, quanto o secretário pediram a que a população reforce as medidas de prevenção e evitem participar de festas clandestinas e aglomerações.
E para combater estes eventos, o prefeito disse que vai redigir um decreto para aumentar a penalidade para quem causar grandes aglomerações e festas clandestinas em vários locais da cidade, como em chácaras.
Sobre a fiscalização destes eventos, o secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão disse que a Guarda Civil Municipal (GCM) segue empenhada para atender as denúncias e usa até as redes sociais para monitorar a realização das festas não permitidas.
Vacinação
O secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, disse que há a expectativa de que as doses da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, cheguem na próxima semana a Sorocaba.
O prefeito Rodrigo Manga acredita que com a vinda do imunizante, a vacinação na cidade ficará acelerada.
Ainda foi informado na coletiva que a partir de quarta-feira (16), começa a vacinação dos profissionais da educação do ensino básico, de 18 a 44 anos, e que os detalhes serão divulgados em breve.
Já na quinta-feira (17), haverá mais uma rodada da vacinação de gestantes que agora não vão precisar mais de uma carta do médico para serem imunizadas, bastará a mulher entregar um comprovante de que está grávida.
E o secretário também destacou que na semana que vem começa a vacinação das pessoas na faixa dos 59 anos, que não têm comorbidades.
Edição – Alessandra Santos
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…
O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a mostra Autores Sorocabanos na biblioteca municipal; tem Feira…