O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde desta quinta-feira (10) e anunciou o aumento de leitos Covid na Unidade Pré-Hospitalar da Zona Oeste.
O chefe do Executivo também anunciou que uma nova empresa assumiu a gestão da unidade, substituindo o Instituto Diretrizes que não teve o contrato renovado.
O Instituto Soleil assumiu na noite desta quarta-feira (9), após vencer o chamamento público para administrar a UPH.
O prefeito explicou que com a entidade anterior, 12 leitos com respiradores estavam funcionando na unidade e agora o número foi ampliado para 33 e nos próximos dias vai chegar a 63 vagas para as pessoas diagnosticadas com a Covid-19.
Com isso, a administração municipal espera que a fila de espera por leitos, registrada nos últimos dias, volte a cair.
Manga acredita que esta espera foi causada pela desativação de leitos na UPH Zona Oeste e pela orientação dada pela gestão anterior de que as pessoas com sintomas da Covid deveriam procurar a UPH da Zona Norte, o que causou aumento no fluxo de pacientes e de espera nesta unidade.
O secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, disse que negocia a ampliação de mais leitos no Hospital Santa Lucinda e também conversa com a empresa que administra o Centro de Estabilização do São Guilherme para uma possível abertura de mais vagas.
Tanto o prefeito, quanto o secretário pediram a que a população reforce as medidas de prevenção e evitem participar de festas clandestinas e aglomerações.
E para combater estes eventos, o prefeito disse que vai redigir um decreto para aumentar a penalidade para quem causar grandes aglomerações e festas clandestinas em vários locais da cidade, como em chácaras.
Sobre a fiscalização destes eventos, o secretário de Segurança Urbana, Cel. Vitor Gusmão disse que a Guarda Civil Municipal (GCM) segue empenhada para atender as denúncias e usa até as redes sociais para monitorar a realização das festas não permitidas.
Vacinação
O secretário de Saúde, Vinícius Rodrigues, disse que há a expectativa de que as doses da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, cheguem na próxima semana a Sorocaba.
O prefeito Rodrigo Manga acredita que com a vinda do imunizante, a vacinação na cidade ficará acelerada.
Ainda foi informado na coletiva que a partir de quarta-feira (16), começa a vacinação dos profissionais da educação do ensino básico, de 18 a 44 anos, e que os detalhes serão divulgados em breve.
Já na quinta-feira (17), haverá mais uma rodada da vacinação de gestantes que agora não vão precisar mais de uma carta do médico para serem imunizadas, bastará a mulher entregar um comprovante de que está grávida.
E o secretário também destacou que na semana que vem começa a vacinação das pessoas na faixa dos 59 anos, que não têm comorbidades.
Edição – Alessandra Santos
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…