O sinal de alerta foi dado novamente com relação à pandemia de Covid-19.
Com o aumento do número de pessoas doentes e internadas em UTIs Covid e em leitos hospitalares para o tratamento da doença, as autoridades municipais começaram a se mexer para recrudescer as medidas de prevenção contra o coronavírus.
Em Indaiatuba, por exemplo, a prefeitura baixou decreto que prevê a cobrança de multa no valor de R$ 15 mil de quem for flagrado fazendo eventos ou aglomerações festivas.
Aqui, na Região Metropolitana de Sorocaba, a cidade de São Roque seguiu o mesmo exemplo e passará a aplicar multa no valor de R$ 10 mil, a partir deste final de semana, para as mesmas condições decretadas por Indaiatuba.
Em sua entrevista semanal no Jornal da Cruzeiro, às quartas-feiras, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, ouviu a reclamação de muitos ouvintes, inclusive muitos deles sugerindo que o prefeito tomasse medidas mais drásticas na cidade, a fim de evitar a disseminação de uma terceira onda do coronavírus em Sorocaba.
Ontem, o prefeito anunciou medidas mais restritivas e aumentou a punição para quem organizar eventos e promover aglomerações de maneira clandestina.
Contudo, não decretou multa específica como ocorreu em outros municípios paulistas.
Em entrevista ao repórter Caio Rossini, no final da tarde de ontem, o secretário municipal da Saúde, Vinícius Rodrigues, descartou adotar medidas mais restritivas, porém, apelou para os sorocabanos colaborarem com o poder público e, assim, tentar evitar um desfecho pior para a cidade por conta do coronavírus.
O secretário reforçou no Jornal das 5 de ontem que um dos focos da prefeitura é conscientizar a população para que adote as medidas de prevenção contra a Covid-19, evitando aglomerações e festas clandestinas.
O titular da pasta afirmou que a situação pela qual passa Sorocaba com a ocupação de leitos em alta era prevista para o mês de julho, entretanto, ele e sua equipe técnica preveem que os casos possam cair dentro de duas ou três semanas.
Contudo, isso não significa que o sorocabano deva baixar a guarda para o novo coronavírus.
A pandemia ainda é uma realidade, e o vírus continua ameaçando a população mesmo com a campanha de vacinação contra a doença.
Ontem, o prefeito Rodrigo Manga anunciou o aumento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva na cidade.
Sob a gestão de uma organização social, que assumiu o comando da UPH Zona Oeste na quarta-feira desta semana, o número de leitos nessa unidade aumentou.
A nova gestora já implatou 33 leitos Covid, sendo 10 de enfermaria e 23 de suporte ventilatório pulmonar, que são leitos que contam com a mesma estrutura de uma UTI.
Nos próximos dias, a ampliação alcançará 63 leitos, sendo 40 de enfermaria e 23 de suporte ventilatório pulmonar.
Será um investimento do governo municipal de 2 milhões, 880 mil e 420 reais, que serão pagos ao Instituto Soleil, vencedor do processo licitatório para a gestão da UPH Zona Oeste.
Apesar dos investimentos que vêm sendo feitos pelo governo municipal no combate à doença, o número de pessoas infectadas ainda cresce na cidade.
Ontem, por exemplo, a Secretaria da Saúde divulgou boletim epidemiológico pelo qual confirma esse crescimento dos casos de Covid-19.
Do dia 25 de abril até ontem, foram notificados mais 502 casos confirmados da doença, com 601 pessoas recuperadas, mas com 15 óbitos.
Então, é importante termos a consciência de que, mesmo estando vacinados, ou em processo de vacinação, precisamos continuar seguindo, rigorosamente, as medidas de prevenção ao coronavírus, que continua infectando e matando pessoas.
Temos de continuar nos esforçando para mantermos o afastamento social, evitar aglomerações e eventos desnecessários, pois, somente com essas medidas de prevenção e a vacinação é que conseguiremos, de uma vez por todas, vencermos essa guerra contra o coronavírus.
Portanto, não baixe a guarda, continue se prevenindo e protegendo quem você ama.
Juntos, vamos vencer esse mal!!!
Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…