O ministro da Cidadania, João Roma, participou na manhã desta segunda-feira (21), em Sorocaba, do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas. O evento, organizado pelo Ministério da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, acontece no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS).
Roma chegou ao local pouco antes das 10h e parou para falar com a imprensa. O ministro disse que Sorocaba foi escolhida pela primeira vez para sediar o evento porque a cidade tem apresentado resultados positivos no combate às drogas, além de uma abordagem diferente na questão da dependência química. “O combate às drogas é um grande desafio para o Estado brasileiro e para a nossa sociedade, e temos o exemplo aqui em Sorocaba de superação nessa questão com bons resultados”, afirma.
O ministro também falou sobre as políticas públicas sociais como novas parcelas do auxílio emergencial por conta da pandemia da Covid-19. Segundo Roma, os valores das parcelas deverão ser os mesmos e o anúncio da prorrogação do auxílio deverá ser feito ainda nesta semana pelo governo federal.
Já o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), disse que a cidade assina no evento um termo de colaboração com o Ministério da Cidadania para que Sorocaba inicie um projeto-piloto de prevenção e recuperação de usuários de drogas e álcool, além de capacitação profissional e credenciamento de centros terapêuticos para ampliação de vagas de tratamento e internação. “Esse projeto-piloto inicia em Sorocaba e depois será levado para os municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e também para o País todo”, disse Manga.
O prefeito de Sorocaba disse ainda que, por conta do projeto-piloto, a Prefeitura de Sorocaba irá recriar o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. É a primeira vez que o Fórum é realizado fora de Brasília e tem como anfitrião o prefeito Rodrigo Manga, que foi escolhido, neste ano, como vice-presidente de Políticas sobre Drogas da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Durante o encontro, que segue todos os protocolos sanitários preventivos contra a Covid-19, será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal, para o desenvolvimento e a implantação de ações de redução da demanda por drogas, prevenção, promoção à saúde, cuidado, tratamento, acolhimento, apoio, mútua ajuda e reinserção social, em consonância com a nova Política Nacional sobre Drogas PNAD.
O compromisso será assumido diretamente com a Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), do Governo Federal, responsável também por articular a realização do Fórum. O evento reúne além do ministro da Cidadania e dos prefeitos integrantes da Frente Nacional e de cidades da Região Metropolitana, deputados, vereadores, secretários municipais, representantes da sociedade civil, entidades, instituições assistenciais, forças de segurança pública e profissionais que atuam na área de políticas sobre drogas.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Ana Cláudia Martins
Foto: Fábio Rogério/JCS
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…
A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…
Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…
O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…
O Radar da Semana desta sexta-feira (22) colocou em debate a Black Friday e as…
Acontece nesta sexta, sábado e domingo (22 a 24 de novembro) o projeto “Circuito Regional…