O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, esteve em Sorocaba nesta sexta-feira (25) para inaugurar o primeiro Centro de Excelência em Tecnologia (CET) 4.0 do País, implantado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Prefeitura de Sorocaba e o Governo Federal. Ainda em Sorocaba, ele visitou a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), para inauguração do Smart Campus 5G, pioneiro no uso total dessa tecnologia no Brasil, inclusive, com demonstração de aplicações voltadas à agricultura.
Esta foi a primeira visita do Presidente da República a Sorocaba. Ele veio acompanhado dos ministros Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Fábio Faria (Comunicações), além de senadores e deputados. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirlange Frate Maganhato, além de vereadores da cidade, acompanharam a comitiva presidencial durante as agendas em Sorocaba
Após conhecer as instalações do CET 4.0 e equipamentos expostos para demonstração de aplicações dessa tecnologia, o presidente Bolsonaro foi enfático. “Precisamos investir cada vez mais em tecnologia, que é o que vai tornar nossas empresas mais competitivas, aumentar as vendas, a arrecadação de impostos e os empregos. Aqui, estamos investindo no futuro”, disse o presidente.
O CET 4.0 é um espaço voltado ao desenvolvimento de tecnologia com o conceito de Indústria 4.0, baseado em inovações, como internet 5G, automação, robótica e Internet das Coisas (IOT, na sigla em inglês), permitindo a comunicação entre máquinas. Todo o desenvolvimento realizado no CET 4.0 estará disponível em uma plataforma acessível a empresas de todo o País. O objetivo final é tornar a indústria brasileira muito mais competitiva no mercado mundial.
“A visita do Presidente da República a Sorocaba e sua participação neste evento dá uma dimensão da importância de nosso município no cenário do atual desenvolvimento industrial do Brasil e também de relevância da iniciativa que está sendo criada aqui em Sorocaba, a partir da instalação do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.
O Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 beneficiará não somente grandes companhias, mas também empresas de todos os portes e que compõem a rede de fornecedores dessas empresas-âncoras, abrangendo todo o ecossistema de negócios que envolve a região.
A iniciativa conta, além da parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Sorocaba, com o apoio de instituições de ensino, centros de pesquisa, consultorias especializadas e todos os parceiros envolvidos no ambiente da produção industrial. Os recursos são do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com investimento da ordem de R$ 500 mil, e outros R$ 500 mil de emenda parlamentar do deputado federal Vitor Lippi.
Tecnologia 5G Agro
O evento na Facens também ocorreu pela manhã. A comitiva presidencial acompanhou a performance de uma pulverizadora que opera de forma autônoma, por meio de comunicação via satélite 5G, ou seja, sem a necessidade da presença de motorista. A máquina ainda faz a aplicação automatizada dos insumos, em pontos específicos, sem desperdício.
“É eficiência e sustentabilidade no campo. Hoje temos 23% de conectividade no setor agrícola. A previsão é que, após a adoção da tecnologia 5G no campo, o Brasil deva dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola”, revelou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
“O 5G é cem vezes mais rápido que o 4G. Estamos preparando o leilão para operação do 5G no Brasil e a previsão é que em julho de 2022 todas as capitais estejam atendidas por essa tecnologia”, complementou o ministro das Comunicações, Fabio Faria.
Após a demonstração, houve a solenidade de inauguração do SmartCampus 5G da Facens. “Um ecossistema inovador para o desenvolvimento de novos projetos, em parceria com empresas que acreditam no futuro de Sorocaba, inclusive, voltados à formação de profissionais cidadãos”, disse Paulo Roberto Freitas de Carvalho, reitor da Facens.
Para o prefeito Rodrigo Manga, o ato volta a colocar Sorocaba em uma posição de destaque no cenário nacional, em tecnologia, inovação e capacitação profissional. “Não só a cidade de Sorocaba se beneficia com essa novidade, como também toda a nossa região metropolitana, pois estamos falando de mais negócios, mais empregos e em tecnologia voltada à recuperação da economia e ao desenvolvimento.”
Ouça a reportagem de André Fazano!
Com informações da Secom Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba
A partir das 10 horas desta segunda-feira (23), o lote residual de restituição do IRPF…
As intensas chuvas que atingiram Sorocaba neste sábado (21) causaram danos em diversos pontos da…
Durante a celebração do Natal, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp)…
O número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta, na BR-116, em…
Uma mulher ficou ilhada dentro de seu veículo ao tentar atravessar uma rua alagada no…
A Urbes – Trânsito e Transportes definiu uma programação diferenciada no transporte coletivo em Sorocaba,…