Jornalismo

Argentina estende restrições para o retorno de cidadãos ao país

Desde o dia 28 de junho, apenas 600 argentinos e residentes podem voltar no país diariamente pela única porta de entrada, o aeroporto internacional de Buenos Aires. Esse número será elevado a mil até, pelo menos, 6 de agosto, mas de forma gradativa.

“Foram estabelecidas as seguintes cotas semanais para voos de passageiros: 5.200 lugares até dia 16 de julho, 6.300 lugares até dia 17 de julho e 7.000 lugares até dia 6 de agosto”, diz o texto da Decisão Administrativa publicada na sexta-feira (9). 

Os números representam a possiblidade de retorno de 742 pessoas por dia na primeira semana da medida revisada, de 900 na segunda semana e de 1.000 a partir da terceira semana.

Atualmente, cerca de 25 mil argentinos estão bloqueados no exterior, número que deve aumentar progressivamente a cada dia, devido ao gargalo imposto pelo governo, sob o argumento de conter a chegada ao país da variante Delta.

“A Argentina é o único país do mundo a restringir a volta dos seus próprios cidadãos. O setor aéreo está avaliando se é viável operar num país que não age de forma transparente e previsível ao mudar as regras do jogo a cada duas semanas”, adverte Peter Cerdá, vice-presidente regional para as Américas da Associação de Transporte Aéreo Internacional (Iata, na sigla em inglês). 

Mesmo antes da entrada em vigor das novas restrições, apenas 2.000 argentinos podiam voltar ao país diariamente. A redução a 600 pessoas por dia implicou um acúmulo diário de 1.400 passageiros no exterior. Com as novas regras, pelo menos 1.000 passageiros ficarão impedidos de voltar ao país diariamente.

A quantidade de pessoas com permissão para entrar no país é equivalente a uma média de três a quatro aviões diários. Nos últimos quatro meses, mais de 45 mil argentinos viajaram ao exterior, sobretudo aos Estados Unidos, para se vacinarem. 

O governo alega só ter condições de monitorar essa quantidade diária e que o único porto de entrada com estrutura para controle é o principal aeroporto do país. Todas as fronteiras terrestres da Argentina estão fechadas desde dezembro, até mesmo para os argentinos.

As informações são da Rádio França Internacional – RFI

Fabio Andrade
Compartilhar

Notícias recentes

Delegado Mauro Guimarães Soares é morto em tentativa de assalto

O delegado de classe especial Mauro Guimarães Soares, de 59 anos, morreu após ser baleado…

1 hora atrás

Ônibus com time de futebol americano tomba e deixa 3 mortos

Um ônibus fretado que transportava o time de futebol americano Coritiba Crocodiles Oficial, da cidade…

2 horas atrás

Homem é preso em flagrante por atear fogo em área de mata

Um homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira (20) enquanto ateava fogo em um matagal,…

2 horas atrás

Governo quer criar centro integrado de informações entre polícias

O governo federal pretende criar um centro integrado de informações para as forças policiais regionais,…

6 horas atrás

São Paulo celebra a primavera como maior produtor e exportador de flores do Brasil

Com a chegada da primavera, São Paulo se veste de cores e amplia seu destaque…

6 horas atrás

X informa ter cumprido prazo e indicado representante legal no Brasil

A rede social X informou ter enviado nesta sexta-feira (20) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o…

6 horas atrás