Começa às 19h, desta segunda-feira (12), o primeiro turno de trabalho dos vigias contratados pela Prefeitura de Sorocaba para atuarem nas escolas municipais, com o objetivo de aumentar a segurança da comunidade escolar e diminuir os casos de furtos e vandalismos nas unidades de ensino.
O contrato entre o município com uma empresa de segurança da cidade, no valor de R$ 4,6 milhões, por seis meses, foi assinado nesta manhã no Paço Municipal.
No total, foram contratados 200 vigias, que farão turnos de seis horas em 50 unidades escolares, 24 horas por dia. Os profissionais não estarão armados.
“Sorocaba ganha demais com o início desses trabalhadores, pois, além de proteger nossas escolas e o nosso maior patrimônio, que são as crianças, contribuirá para o andamento educacional e trará mais tranquilidade às equipes escolares”, destacou o prefeito Rodrigo Manga. “Outro ponto importante é a geração de novos empregos, aquecendo a economia da cidade”, completou.
No caso de qualquer ocorrência, imediatamente, os vigias irão acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) ou a Polícia Militar. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, por uma questão de estratégia e segurança, os nomes das primeiras escolas que irão receber os vigias não serão divulgados. A cidade possui um total de 175 escolas municipais.
Ainda conforme a Prefeitura de Sorocaba, nos próximos meses, o número de unidades escolares municipais com vigias deverá subir de 50 para 72.
Para o secretário da Educação, Marcio Carrara, o início dos vigias terá influência positiva de forma direta no ensino dos estudantes. “Sem dúvida, a contratação dos vigias trará para nossas escolas mais qualidade no ensino. Educar uma criança perpassa, para além do conteúdo, também por espaços limpos, organizados e seguros”, enfatizou o secretário.
Além dos vigias, o prefeito Rodrigo Manga anunciou que a atual administração já deu início à criação do Centro de Operações Integradas (COI), sistema que unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município.
Com esse projeto, serão utilizados equipamentos e sistemas analíticos, inteligentes e integrados, compostos de sensores perimetrais externos, sensores internos, softwares e câmeras em todos os próprios públicos de Sorocaba.
A intenção é começar com a implantação desse sistema, a partir das unidades escolares, em até 90 dias. “Com isso, nossa intenção é zerar o número de ocorrências nas escolas municipais de Sorocaba”, afirmou o prefeito Manga.
“Mesmo com os vigias, nós vamos continuar intensificando o patrulhamento aos próprios públicos. Além disso, estamos estabelecendo um canal direto com os vigias, para facilitar nossa comunicação com eles, agilizando, ainda mais, o completo apoio que prestaremos a esses profissionais”, explicou o secretário da Segurança Urbana (Sesu), Cel. Vitor Gusmão.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Com informações da Secom Sorocaba e Jornal Cruzeiro do Sul – Reportagem Ana Cláudia Martins
Foto: Divulgação/Câmara Sorocaba
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…