Jornalismo

Câmara de Votorantim aprova punição contra abandono de animais

A Câmara Municipal de Votorantim aprovou nesta desta terça-feira (13), o Projeto de Lei 028/2021, de autoria do vereador Murilo Piatti (PSDB), que que pune maus-tratos e abandono de animais na cidade,

De acordo com a redação do projeto, ficam proibidas as ações diretas e indiretas por meio de confinamento, abandono em vias públicas, em residências fechadas ou inabitadas; agressões diretas ou indiretas de qualquer tipo, tais como espancamento; uso de instrumentos cortante ou contundentes; uso de substâncias químicas, tóxicas, escaldantes e fogo; tatuagens em animais; privação de alimento ou de alimentação adequada à espécie; confinamento, acorrentamento ou alojamento inadequado por qualquer forma que restringe a liberdade de locomoção dos animais entre outras formas de aprisionamento de maus tratos.

“A lei aplica-se às pessoas físicas, detentoras de função pública assim como todas as instituições ou estabelecimentos de ensino, organizações sociais ou demais pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de caráter público ou privado, que realizarem qualquer ato previsto na lei e também, aqueles que se omitirem no dever legal de fazer cumprir as regras”, disse o parlamentar.

Pelo projeto, a advertência será aplicada para pequenas infrações, ainda que não tenham causado prejuízo e possam ser sanadas em até 15 (quinze) dias, já a multa será aplicada de forma progressiva, quando a advertência não for atendida, seguindo os seguintes termos: as pessoas jurídicas receberão multa no valor de R$ 2 mil reais, por animal e em caso de reincidência, a aplicação da multa em reais será em dobro, cumulada com a suspensão temporária de 30 a 90 dias do alvará de funcionamento.

Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

GCM detém homem após furto de cabos elétricos de poste na Av. Dom Aguirre

Após receber uma denúncia de furto de cabos elétricos de um poste na Av. Dom…

4 horas atrás

Renasce vence Flamengo no jogo de ida das quartas de final da Superliga B

O Renasce largou na frente nas quartas de final da Superliga B ao vencer o…

6 horas atrás

Jiboia gigante atravessa rodovia Rio-Santos

De acordo com testemunhas, a serpente era uma jiboia, espécie que pode atingir até quatro…

8 horas atrás

Brasileiros poderão sacar dinheiro esquecido no antigo PIS-Pasep em março

Cerca de 10 milhões de brasileiros têm dinheiro esquecido no antigo fundo do PIS-Pasep e…

11 horas atrás

Curso de técnicas de confeitaria, ovos e bombom de Páscoa está com inscrições abertas em Votorantim

O curso gratuito de técnicas de confeitaria, ovos e bombons para Páscoa terá início no…

14 horas atrás

Queda de poste deixa moradores do Wanel Ville sem energia

Um poste de energia foi atingido por um caminhão na avenida Elias Maluf, na madrugada…

17 horas atrás