Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o estado de São Paulo registrou uma queda na mortalidade de 46% entre os pacientes hospitalizados em junho, na comparação com o mês de março e junho deste ano.
A informação foi anunciada pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (14), no Palácio dos Bandeirantes.
“A queda acentuada da letalidade do coronavírus em São Paulo é resultado dos altos índices de cobertura vacinal. A melhor forma de preservar vidas é com a vacina, e foi o que aconteceu, principalmente entre os idosos acima dos 70 anos, que já tomaram a primeira e a segunda dose da vacina. A maioria dos vacinados, 80%, com duas doses tomou a vacina do Butantan”, afirmou Doria.
Junho registrou a taxa de letalidade mais baixa do ano entre os hospitalizados: 19%, com 7.004 pacientes que faleceram mesmo recebendo assistência devido à gravidade clínica. Este número é três vezes menor que o registrado em março, quando a taxa foi a mais alta do semestre – de 35%, equivalente a 23.427 mortes entre os internados.
Todas essas faixas etárias atingiram coberturas vacinais acima da meta de 90% estipulada na campanha. A faixa etária acima de 90 anos teve cobertura de 95%, e neste grupo a letalidade entre internados caiu 24%. Entre os grupos 100% imunizados, as quedas foram ainda maiores: de 26% entre 80 e 89 anos, e de 34% na faixa de 70 a 79 anos.
O estado já ultrapassou a marca de 62% de adultos vacinados com a primeira dose e de 20% com esquema vacinal completo. Mais de 29,5 milhões de doses já foram aplicadas nos 645 municípios.
O secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, também destacou que em junho houve queda de 44% nas internações na comparação com o mês de março, tanto nas enfermarias quanto nas Unidades de Terapia Intensiva.
Nas UTIs do estado, a taxa de internação é de 64,95%, na Grande São Paulo, a taxa é de 60,18%, números similares aos meses de janeiro e dezembro, respectivamente. A queda no número de casos é de 10,7%, em relação às internações a redução é de 14% e nas mortes, de 26,1% – com quatro semanas consecutivas de quedas.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Com informações do Governo de SP
A Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins e Maranhão, desabou…
São Paulo é o maior gerador nacional de bioeletricidade a partir de biomassa, contribuindo, diretamente,…
A maior parte dos microempreendedores individuais (MEI) continua otimista com a economia brasileira. Segundo levantamento…
Nove pessoas morreram durante uma queda de avião caiu na Avenida das Hortênsias, em Gramado…
Uma forte chuva que atingiu o interior de São Paulo, na tarde deste sábado (21),…
Com a finalidade de realizar um comparativo de preços de produtos típicos do Natal, o…