O governo de São Paulo informou, nesta quarta-feira (21), que 44% dos municípios do estado não registraram mortes causadas pela Covid-19 na última semana. São 288 cidades sem registros de óbitos nos últimos sete dias. A informação foi confirmada pelo vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
“A vacinação, além de diminuir as internações, também está reduzindo o número de mortes em São Paulo. Quase metade das cidades do nosso estado, 288 municípios, não registraram nenhum óbito na última semana, o que também é fruto da vacinação avançada no Estado de São Paulo”, afirmou o Vice-Governador, Rodrigo Garcia.
A constatação foi feita a partir de análise dos dados dos dias 14 e 21 de julho, que estão disponíveis para consulta pública no boletim oficial do Governo do Estado e foram registrados pelas 645 cidades paulistas no Sivep, sistema oficial do Ministério da Saúde.
São Paulo já vacinou mais da metade de sua população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19. Até as 12h51 de hoje, o Vacinômetro registrava um total de 32.702.898 doses aplicadas desde o início da campanha, somando 24.053.468 de primeira dose, 7.615.727 de segunda e 1.033.703 de dose única. Mais de 18,6% da população geral de SP já completou seu esquema vacinal, garantindo proteção completa contra a Covid-19.
O vice-governador afirmou ainda que, com o avanço da vacinação, o estado registrou também a menor média de internação para Covid-19 em 2021. “O número registrado nos últimos sete dias foi o menor desse ano. É a causa e efeito da vacinação demonstrada”, disse.
De acordo com o secretário estadual de saúde, Jean Gorinchteyn, a taxa de ocupação no estado é 60,19% e na Grande SP, 55,6%. “O número está próximo ao pico da primeira onda”, disse ele. O número de casos registrados nesta semana epidemiológica é de 3.966.009 e 133.973 óbitos.
Na comparação entre a 28ª e a 27ª semana epidemiológica, houve uma queda de 6,9% nos casos, diminuição de internações em 9% e incremento de 3,5% nos óbitos.
O governador João Doria (PSDB) participiou virtualmente da coletiva e disse estar assintomático para a Covid-19. “Estou bem, cumprindo a quarentena, mas completamente assintomático. Me sinto melhor dessa vez do que da primeira vez, estou sendo acompanhado pelo médico David Uip. Me sinto melhor por ter tomado as duas doses da vacina. Na semana que vem, estarei de volta presencialmente.”
Com informações do Portal R7 e Governo de SP
As festas de fim de anos são momentos em que todos se sentem pressionados a…
Os turistas que estão pensando em alugar uma casa ou apartamento para passar o Natal…
O voluntariado é uma das formas mais nobres e eficazes de contribuir para a criação…
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) representam um desafio para os hospitais no…
O Arcebispo de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro nesta…
O prazo para resgatar o abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2022, termina nesta sexta-feira…