Jornalismo

Mourão garante eleições e diz que Brasil não é ‘república de bananas’

Ao comentar a suposta ameaça do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta quinta-feira (22) que o Brasil “não é uma república de bananas” e garantiu que vão haver eleições em 2022. “Isso não existe, é um absurdo. É lógico que vai ter eleição. Quem é que vai proibir eleição no Brasil?”, disse.

Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, Braga Netto teria mandado avisar ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), que não haveria eleição em 2022 caso não fosse aprovado o voto impresso. A notícia foi desmentida por Braga Netto.

Mourão disse não acreditar na ameaça de golpe. “`Primeiro, porque a reportagem ouve pessoas que não se sabe quem são. O aviso teria sido dado por mensageiros e não sabemos quem são”, disse. O vice-presidente acrescentou que tanto Braga Netto quanto Lira já negaram o suposto episódio. “Eu conheço o ministro há muito tempo, sei que ele não manda recado. Além disso, esse é um assunto que não lhe diz respeito.”

“Em segundo lugar, se algo chegasse dessa forma ao deputado Lira, ele reagiria de imediato e colocaria esse assunto de forma pública”, afirmou Mourão. “Por fim, as Forças Armadas não abandonam o tripé da legalidade, da legitimidade e da estabilidade. As Forças Armadas existem para que a gente tenha um ambiente estável e seguro.”

Voto impresso

O vice-presidente disse, ainda, que a denúncia é um “fogo de palha”. “No final das contas, cria uma situação que não é boa para o país”, afirmou. Mourão disse que ele próprio é francamente favorável ao voto impresso auditável. “Nós usamos uma urna de primeira geração, enquanto a Argentina usa uma de terceira geração. Então acho que temos que evoluir nossa urna.”

Após a repercussão da reportagem, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luis Roberto Barroso, afirmou que conversou na manhã desta quinta-feira (22) com Lira e Braga Netto. Segundo Barroso, ambos negaram as ameaças à realização das eleições no ano que vem caso não exista a impressão do voto nas urnas eletrônicas.

Com informações do Portal R7

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Advogado esclarece sobre condições para a troca de presentes

A troca de produtos após o Natal, demanda muito comum por conta dos presentes nem…

9 horas atrás

Editorial: Uma vida vale muito 27/12/2024

Um homem suspeito de ser um "serial killer" de cães e gatos foi preso em…

11 horas atrás

Flávio Amary: revisão do Plano Diretor é necessário para o crescimento organizado da cidade

O empresário Flávio Amary, que também foi Secretário da Habitação do Estado de São Paulo,…

11 horas atrás

PROGRAME-SE 27/12/2024

No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para atividade na biblioteca municipal de Sorocaba; tem masterclass de…

12 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 27/12/2024

O advogado, especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, traz um panorama das questões…

13 horas atrás

Defesa Civil de SP alerta para fortes chuvas em todo estado

A Defesa Civil do Estado de São Paulo faz um alerta para fortes chuvas no…

13 horas atrás