Jornalismo

Bolsonaro diz que pode reeditar horário de verão se população desejar

O presidente Jair Bolsonaro admitiu nesta segunda-feira (2) que o horário de verão pode voltar a vigorar no país, desde que essa seja a vontade da população. Ele sugeriu enquetes em rádios para saber o que os brasileiros pensam dessa medida.

Em entrevista à Rádio ABC, de Novo Hamburgo (RS), nesta segunda, ele foi questionado como via os pedidos de setores da economia que sugerem a medida de adiantar em uma hora os relógios do país durante primavera e verão com o objetivo de conter os gastos de energia em regiões que têm mais luz solar.

O país enfrenta uma dura crise hídrica em 2021, que encarece os preços da energia.

O horário de verão poderia servir para atenuar esses aumentos de consumo em regiões como o Nordeste, que têm sol mais tempo do dia. Com luz natural em horários nos quais as pessoas já estão em casa, consome-se menos luz elétrica.

O horário de verão acabou no país em abril de 2019 com um decreto de Bolsonaro.

“Lá atrás alguns parlamentares me procuraram para pôr um fim no horário de verão. Eu também queria, confesso. Então pedi um estudo para o ministro Bento Albuquerque [Minas Energia] e chegamos à conclusão de que não economizava energia como se falava. E a maioria da população era favorável ao término. Se mudarem de posição, eu sigo o que quiserem, sou um democrata”, argumentou.

Bolsonaro afirmou que o governo entende que para determinados setores o faturamento melhora com o aumento da luminosidade em algumas regiões e a extensão do período de consumo. “Sabemos que as pessoas ficam mais tempo no comércio, e nós do governo pesamos isso, mas no momento não vejo clima para essa mudança. Mas se o povo quiser, eu faço isso aqui.”

Ele sugeriu à rádio que o entrevistava que fizesse uma enquete com seus ouvintes sobre o assunto e comentou que repetirá o pedido a uma outra emissora que costuma escutar.

Com informações do Portal R7

Foto: Reprodução/ redes sociais

AddThis Website Tools
Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Polícia Civil de Sorocaba prende homem procurado por duplo homicídio na Paraíba

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), prendeu,…

13 horas atrás

Infância e natureza é tema de obra infantil que será lançada neste sábado (22)

No próximo sábado, 22, às 16h, será lançado o livro infantil “Uma Crisálida no Bairro”,…

17 horas atrás

Economista considera cenário difícil na economia devido à inflação

O Jornal da Cruzeiro desta terça-feira (18) entrevistou o economista e professor Marcos Canhada. Ele…

19 horas atrás

Sorocaba registra mais duas mortes e ultrapassa 2 mil casos de dengue

Duas mortes por dengue foram confirmadas pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), nesta segunda-feira…

20 horas atrás

Lula e Haddad discutem texto sobre isenção do IR até R$ 5 mil

O projeto do governo federal de isenção de Imposto de Renda para quem recebe até…

20 horas atrás

Novas regras de Gerenciamento de Riscos na Construção

O Ministério do Trabalho e Emprego editou uma portaria que muda a Norma Regulamentadora (NR)…

20 horas atrás