Jornalismo

Estado de SP mantém calendário e vai vacinar adolescentes a partir do dia 18

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou nesta terça-feira (10) que os adolescentes serão vacinados contra a Covid-19, em todo o estado, a partir do dia 18. Por falta de imunizantes da Pfizer, o início da campanha havia sido adiado. A primeira etapa será com jovens de 17 e 16 anos.

“Está mantido o cronograma que já havia sido anunciado anteriormente. A primeira etapa é para os jovens de 17 e 16 anos e, na sequência, 15, 14, 13, 12 e 11 anos. A prioridade é para os jovens com comorbidades de qualquer idade nesta faixa etária”, afirmou o governador.

Segundo estudos, até o momento apenas a vacina da farmacêutica Pfizer está liberada para aplicação em adolescentes.

O governo de São Paulo entrou em embate com o Ministério da Saúde por ter recebido apenas metade das doses previstas do imunizante. Eram esperadas as outras 228 mil doses faltantes. Sem a vacina, a campanha de vacinação em adolescentes chegou a ter o início suspenso no estado.

Na ocasião, o secretário executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Eduardo Ribeiro, disse: “A data está em aberto até que o Ministério da Saúde regularize a situação e garanta o envio com regularidade. São Paulo recebe as doses semanalmente já pactuadas com o ministério. Estado recebe mais de 20% das vacinas enviadas ao Brasil, mas governo enviou 10%. Isso não é ajuste fino. Não é uma mera adequação de cota, mas uma ruptura, que exigirá ajustes na programação”.

Já o Ministério da Saúde havia dito que houve mudanças na entrega dos imunizantes para atender aos estados que pouco avançaram na imunização e que São Paulo tinha ficado com mais doses da CoronaVac, informação que foi negada pelo governo paulista.

De acordo com a CNN Brasil, o Ministério da Saúde enviará a São Paulo as 228 mil doses da vacina da Pfizer, que foram cobradas pelo governo paulista.

O acerto se deu na segunda-feira (9) a noite, em conversa por telefone entre o ministro Marcelo Queiroga e o governador de São Paulo, João Doria.

O ministro confirmou que devolverá as doses ao estado para evitar judicialização e prejuízo ao PNI, mas que as áreas técnicas do ministério e do governo de SP farão um levantamento para verificar se o estado “deve” doses da CoronaVac como havia sido dito pela pasta.

Com informações do Portal R7

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Sem aprovação de lei, tabela do IR fica congelada em 2025

Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…

4 horas atrás

Educação de SP libera R$ 290 milhões para pintura de escolas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…

6 horas atrás

Governo de SP lança projeto para a construção da terceira pista da rodovia dos Imigrantes

O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…

9 horas atrás

Trump é condenado por caso da atriz pornô, mas evita prisão

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…

1 dia atrás

Editorial: Vamos subir, Bentão! 10/01/2025

O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…

1 dia atrás

Delegado fala sobre novas ferramentas para melhorar o atendimento na PC

O delegado titular da Delegacia Seccional de Sorocaba, José Humberto Urban Filho, foi entrevistado no…

1 dia atrás