Jornalismo

Bolsonaro diz que pedirá para Senado abrir processo contra dois ministros do STF

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (14), em suas redes sociais, que levará ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, um pedido para que instaure um processo contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Esse último também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Artigo 52 da Constituição Federal prevê que é competência privativa do Senado processar e julgar os ministros do STF, os membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público, o procurador-geral da República e o advogado-geral da União nos crimes de responsabilidade.

“Todos sabem das consequências, internas e externas, de uma ruptura institucional, a qual não provocamos ou desejamos. De há muito, os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, extrapolam com atos os limites constitucionais”, afirmou o presidente na publicação.

De acordo com Bolsonaro, “o povo brasileiro não aceitará passivamente que direitos e garantias fundamentais (art. 5° da CF), como o da liberdade de expressão, continuem a ser violados e punidos com prisões arbitrárias, justamente por quem deveria defendê-los”.

Investigações

O ministro Alexandre de Moraes aceitou nesta semana a notícia-crime enviada pela Justiça Eleitoral para apurar o suposto vazamento de informações sigilosas sobre a investigação da Polícia Federal (PF) que apura um ataque de hackers ao sistema de informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018. Na época, o TSE declarou que o ataque não comprometeu a segurança da votação.

O pedido de investigação foi feito na segunda-feira (9) pelo TSE para apurar a suposta conduta de divulgação indevida de informações sigilosas reservadas. No documento, os ministros citaram o presidente Jair Bolsonaro, o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) e o delegado responsável pelo caso, Victor Neves Feitosa Campo. Segundo o TSE, no dia 4 de agosto, as peças sigilosas foram divulgadas nas redes sociais.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Arquivo/ Agência Brasil

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

25ª Caminhada da Penha será neste domingo (27)

A 25ª edição da Caminhada da Penha, será realizada no nesse domingo, dia 27 de…

58 minutos atrás

Show gratuito neste domingo em São Roque celebra o Brasil em canções autorais

Casal de artistas que percorreu o País de Kombi apresenta o EP “Caminhos e Canções”,…

1 hora atrás

Ciesp Sorocaba promove curso online com técnicas de PNL aplicadas ao Recrutamento e Seleção

Com o objetivo de proporcionar aos profissionais das áreas de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas…

2 horas atrás

Mega Feirão de Empregos de Votorantim oferecerá mais de 1 mil vagas

A 1ª edição do Mega Feirão de Empregos de Votorantim será realizada neste sábado (26),…

3 horas atrás

Editorial: Uma morte, um legado 25/04/2025

A morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada de 23 de abril de 2025, representa…

4 horas atrás

Secretário Derrite pretende antecipar a instalação do 2º Batalhão da PM em Sorocaba

Guilherme Derrite, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, foi entrevistado no Jornal…

5 horas atrás