Jornalismo

Butantan entrega mais 4 milhões de doses da vacina contra a Covid-19

A vacinação das quatro jovens e celebração do Dia da Esperança ocorreu durante a liberação de mais quatro milhões de doses da vacina do Butantan para o PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde. Com o novo lote, SP chega à marca de 72,8 milhões de doses fornecidas ao governo federal para imunização de brasileiros em todo país.

A entrega faz parte da leva de vacinas fabricadas com o lote recorde de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) entregue pela farmacêutica chinesa Sinovac ao Butantan no dia 13 de julho. Foram 12 mil litros de matéria-prima usados para a fabricação dos imunizantes, que são liberados após seguirem as etapas de embalagem, rotulagem e testes para controle de qualidade.

As vacinas liberadas hoje fazem parte do segundo contrato firmado pelo IB com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio. No total, São Paulo vai entregar 100 milhões de doses ao Governo Federal.

Doses prontas

O Secretário da Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, o Superintendente da Fundação Butantan, Reinaldo Sato, e a Coordenadora Geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, receberam, na noite deste domingo (15), um novo carregamento de 2 milhões de doses prontas da CoronaVac contra a Covid-19.

O lote, enviado pela biofarmacêutica chinesa Sinovac, chegou em um voo da companhia aérea Turkish Airlines por volta das 19h45 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. A aeronave saiu de Pequim (China) e fez escala em Istambul (Turquia), antes de chegar ao Brasil.

Os imunizantes recebidos serão alocados no armazém do Ministério da Saúde e, antes da liberação ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), serão submetidos ao controle de qualidade do Butantan.

Calendário

O Governo de SP dará sequência, nesta semana, ao calendário de vacinação, com aplicação das primeiras doses em adolescentes. A previsão é de que a partir de quarta-feira (18) seja iniciada a imunização de jovens com idade entre 12 e 17 anos, começando por aqueles com deficiência, comorbidades, gestantes e puérperas. Até a primeira quinzena de setembro, todo o público nessa faixa etária já deverá estar vacinado com pelo menos uma dose da vacina.

De acordo com os dados disponíveis na plataforma Vacina Já, nesta manhã, foram aplicadas 44.015.123 vacinas em todo estado, sendo 31.115 em primeira dose, 11.774.352 em segunda dose e 1.125.255 em dose única. Os números mostram que 69,65% da população geral já receberam pelo menos uma dose do imunizante e 27,87% já estão com o esquema vacinal completo, ou seja, tomaram duas doses ou receberam uma vacina de dose única.

Ouça os detalhes na reportagem de André Fazano!

Com informações do Governo de SP

Foto: Divulgação/ Governo de SP

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Gilmar Mendes vota pela liberdade de Robinho em Plenário do STF

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (15) para colocar…

8 horas atrás

PF pede quebra de sigilos de responsável pelo atentado em Brasília

A Polícia Federal (PF) decidiu pedir a quebra do sigilo fiscal, bancário e telemático de Francisco Vanderlei…

8 horas atrás

Projeto de Lei obriga instalação de semáforos inteligentes em Sorocaba

Foi protocolado na Câmara Municipal de Sorocaba, um projeto de lei que obriga a Prefeitura…

1 dia atrás

Milei cancela aposentadoria e pensão de Cristina Kirchner

O governo de Javier Milei anunciou nesta quinta-feira (14) que irá cancelar a aposentadoria da…

1 dia atrás

Fernanda Montenegro entra para o Guinness Book após bater recorde

A atriz Fernanda Montenegro, 95, entrou para o Guiness Book, o Livro dos Recordes, após ter batido…

1 dia atrás

STF mantém condenação de Fernando Collor na Lava Jato

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (14) manter a condenação do ex-presidente Fernando…

1 dia atrás