Um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), que tramita na Câmara de Sorocaba, quer tirar a autonomia de poder deliberativo dos conselhos municipais de Sorocaba.
Pela iniciativa, os conselhos se tornariam entidades que atuariam apenas de forma consultiva.
No texto, o parlamentar Dylan Dantas (PSC), autor do projeto, sugere que quem quer legislar que se candidate a vereador.
De acordo com a iniciativa, apresentada em maio, o texto sobre os conselhos na Lei Orgânica passaria a vigorar com a determinação de que eles seriam criados para atuar de forma consultiva e opinativa, ou seja, sem o poder de deliberar.
Atualmente, alguns conselhos municipais tem o poder de deliberar sobre os assuntos por eles tratados. É o caso do Conselho Municipal de Saúde, que, inclusive, tem o poder de analisar, aprovando ou não, as contas da Secretaria Municipal da Saúde.
Na justificativa do projeto, o parlamentar afirma que os conselhos municipais podem ser de essencial ajuda ao Executivo ao desempenhar suas funções, e ao Legislativo, mas diz que eles tiveram suas funções desvirtuadas de forma inconstitucional. “Ocorre que, hoje, esses conselhos adquiriram um “poder” inconstitucional que os colocaram acima do Legislativo e do Executivo municipal de forma indevida e ilegal”, afirma o vereador.
Ouça os detalhes com o repórter André Fazano!
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul – reportagem Marcel Scinocca
Foto: Divulgação/ Câmara de Sorocaba
O prefeito reeleito de São Roque, Guto Issa, foi entrevistado no Jornal da Cruzeiro desta…
O Jornal da Cruzeiro realiza uma rodada de entrevistas com os novos vereadores eleitos para…
Começamos a semana com destaque para show do cantor Ivan Lins, de graça, aqui no…
Déficit da balança comercial paulista ficou 50 vezes menor nos últimos dez anos. O déficit…
O projeto Iorubrá do Sesc Sorocaba, que celebra seus 10 anos, tem como objetivo reconhecer…
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba localizou, no Jardim Zulmira, por volta das 2h15…