Editorial

Editorial: A guerra está no fim (20/08/2021)

Finalmente, Sorocaba chega aos 100% de toda a população adulta, acima dos 18 anos de idade, imunizada contra a Covid-19 pelo menos com a primeira dose.

Desde o início da imunização até esta sexta-feira, completam-se sete meses de luta da Prefeitura de Sorocaba para vacinar mais de 500 mil pessoas contra a doença provocada pelo coronavírus mundo afora.

No Estado de São Paulo, os números também são positivos, o que motivou o governo estadual a abrir, a partir de terça-feira, dia 17, o período da retomada segura.

Estabelecimentos em geral começaram a funcionar, finalmente, sem as restrições de horário e com capacidade total de atendimento.

As feiras corporativas e os eventos sociais e culturais também estão liberados para funcionamento, desde que sejam respeitados os protocolos sanitários vigentes.

No entanto, casas noturnas e eventos de grande porte continuam proibidos.

O uso de máscara continua obrigatório até o final deste ano, e a recomendação do afastamento social, lavar as mãos com frequência com água e sabão e uso de álcool em gel continua valendo, já que o vírus ainda percorre em meio à população e com sua variante Delta.

As sucessivas melhoras nos índices de saúde e a vacinação acelerada contra a doença permitiram ao governo de São Paulo essa retomada segura e consciente das atividades econômicas.

A partir do dia 1º de novembro, quando toda a população adulta do estado deverá estar com o esquema vacinal completo, o governo estadual permitirá a realização de eventos com público em pé em pista de dança, desde que com controle sanitário e uso de máscara.

Em Sorocaba, o início da imunização começou no dia 20 de janeiro de 2021 e, desde então, a cidade já vacinou 521.891 pessoas com, pelo menos, uma dose das vacinas, o que representa 100,48% do público-alvo.

Segundo dados oficiais da prefeitura, foram aplicadas, até quarta-feira desta semana, 706.898 doses das vacinas contra a Covid-19 na população, sendo 503.852 da primeira aplicação, 185.007 da segunda dose e 18.039 da dose única.

Também até a última quarta-feira, a cidade já tinha recebido do governo estadual 765.251 doses das vacinas, sendo 308.825 da Astrazeneca, 339.207 da Coronavac, 99.180 da Pfizer e 18.039 da Janssen.

Os jovens de 18 anos foram os últimos a receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Sorocaba, bem como em todo o país, conforme o calendário estadual e federal de imunização.

O sentimento na população, nos governantes e nos profissionais da saúde é de alívio frente a uma das maiores crises da história da humanidade, tanto no aspecto da saúde pública como da economia.

Muitas vidas se foram, muitas famílias sofrem ainda por suas perdas e o temor de uma recidiva do coronavírus se mantém entre as principais autoridades sanitárias, que estão atentas à evolução da variante Delta.

Apesar de as vacinas serem eficientes contra essa cepa do novo coronavírus, fica a recomendação inquestionável de se usar máscara, manter o distanciamento social e a higiene das mãos.

Mesmo com os setores econômicos e diversos departamentos públicos voltando ao atendimento presencial é necessário evitarmos aglomerações.

A guerra ainda continua e precisamos nos manter atentos e termos cuidado para que a Covid-19 não volte de maneira hostil.

Temos de nos manter nos búnquers de combate a esse inimigo.

Oficialmente, o primeiro caso de Covid-19 confirmado no Brasil foi em 26 de fevereiro de 2020.

Dois meses depois iniciávamos o processo de recolhimento, medo e   um sentimento de isolamento que não havíamos sentido em nenhuma época, mesmo no início da década dos anos 1990 com o HIV e com a gripe espanhola no início do século passado.

O Brasil registrou mais de meio milhão de mortos pela Covid-19 e, no mundo, foram mais de 4 milhões e 400 mil mortes e mais de 210 milhões de casos registrados.

São números que ficam para a história e que não podemos ignorar.

Felizmente, o número de infectados e de ocupações hospitalares vêm diminuindo gradativamente, porém, não nos permitamos relaxar, pois o coronavírus já se mostrou ardiloso em suas variadas cepas e já nos mostrou do que é capaz.

Portanto, comemoremos a volta à normalidade, com certas mudanças no dia a dia, é verdae; mas continuemos vigilantes e tomando todos os cuidados e recomendações das autoridades sanitárias, pois, com essa postura e tomando as vacinas nas épocas definidas, vamos, com certeza, combater esse mal.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

ONA premia 74 instituições de saúde no Brasil, entre elas o BOS de Sorocaba

Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…

4 horas atrás

Grande Baile Real de Príncipes e Princesas será com integrantes do Felicidade Down

A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…

4 horas atrás

Com serviço voluntário, CHS recebe carrinhos/karts elétricos para transporte de pacientes

Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…

4 horas atrás

Editorial: Benefício para quem? 22/11/2024

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…

6 horas atrás

Radar da Semana debateu a Black Friday no Brasil 22/11/2024

O Radar da Semana desta sexta-feira (22) colocou em debate a Black Friday e as…

6 horas atrás

Projeto Circuito Regional de Música acontece a partir desta sexta em Sorocaba

Acontece nesta sexta, sábado e domingo (22 a 24 de novembro) o projeto “Circuito Regional…

7 horas atrás