Nesta segunda-feira (23), governadores de 24 estados e do Distrito Federal realizaram uma reunião em Brasília, a maioria de forma virtual, e decidiram pedir um encontro com o presidente Jair Bolsonaro.
O objetivo é tentar diminuir a tensão gerada entre os poderes, após críticas do presidente contra o STF e pelo fato de Bolsonaro ter pedido o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Na última sexta-feira (20),Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga a incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia, após determinação do ministro Moraes.
O Fórum de Governadores também quer se reunir com os presidentes da Câmara dos Deputados, Senado e do Supremo Tribunal Federal com a mesma proposta de reduzir a tensão e controlar a crise institucional.
O coordenador do fórum de governadores e governador do Piauí, Wellington Dias, disse que seus colegas também defenderam um “pacto em defesa da democracia”.
O tucano João Doria afirmou que o país “sofre uma ameaça constante à democracia. “Basta observar as manifestações de Jair Bolsonaro, que flerta com o autoritarismo constantemente. E muitos dos seus ministros endossam isso. Isso afronta os princípios da democracia. Cabe a nós, sim, seres políticos nos manifestar”, afirmou. “Respeito a posição daqueles que entendem que o presidente pode estar certo ao fazer isso, mas quero deixar claro que eu vou defender a democracia, a Constituição e a suprema corte.”
Doria fez esse comentário em resposta ao governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), que sinalizou contrariedade ao pacto.
Hoje (23), o presidente Bolsonaro disse que o povo tem “o direito de se manifestar”. E declarou que a população busca o direito à liberdade de expressão e eleições justas, citando novamente as denúncias que apresentou sobre a suposta falta de segurança das urnas eletrônicas.
O presidente voltou a criticar o ministro do STF e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Luís Roberto Barroso e disse que ainda vai brigar pela impressão dos votos.
Com informações do Portal R7
Foto: Agência Brasília
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…