A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) de Sorocaba iniciaram o fim de semana com a realização de uma operação integrada, em três pontos da cidade, para inibir a realização de “pancadões”. A ação teve sete horas de duração, começando às 20h de sexta-feira (10) e avançando pela madrugada deste sábado (11), até as 3h.
“A ação surtiu o efeito desejado, de prevenir e evitar esses eventos clandestinos, em que as pessoas, sobretudo os jovens, reúnem-se em espaços públicos, fazendo aglomeração e sem as devidas proteções pessoas, como uso de máscara, facilitando a disseminação da Covid-19”, disse o secretário de Segurança Urbana, Coronel Vitor Gusmão.
As equipes se reuniram na sede do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior 97º BPMI), no Cerrado, e partiram, na forma de ações itinerantes, para os bairros Parque Paineiras (Zona Norte), Jardim Capitão (Zona Oeste) e Jardim Botânico (Zona Leste), locais que costumam reunir público nas ruas durante o fim de semana, à noite. Ainda, durante essa ação, 39 veículos foram autuados, devido a irregularidades.
“Intensificamos o patrulhamento nos dois primeiros pontos, devido às ocorrências identificadas no último fim de semana, uma delas que reunia mais de 200 pessoas. Desta vez, não houve intercorrências. Já, na região do mirante do Jardim Botânico, a ação preventiva atendeu à demanda de moradores que, na sexta-feira, solicitaram essa ação durante o programa ‘Prefeitura de bairro em bairro’”, explicou o secretário.
As equipes da GCM ainda atenderam denúncia de perturbação do sossego, quanto a um posto de combustíveis na região central, mas nenhuma irregularidade foi identificada no local. Ações preventivas quanto ao programa “Centro Seguro – Tolerância Zero” também ocorreram no período, principalmente na forma de patrulhamento em praças na região central.
A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) de Sorocaba destaca que a população tem papel fundamental nessas operações e que pode continuar colaborando, via fone 153, da GCM, ou o 190, da PM, para fornecer informações que ajudem no trabalho das autoridades. “O munícipe é um importante parceiro das forças policiais e tem contribuído, e muito, para garantir ações de segurança pública eficientes em Sorocaba”, concluiu o secretário de Segurança Urbana.
Com informações da Secom Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba
O ano de 2025 começou, e agora? O que podemos esperar da economia, da política,…
O médico Francisco Antônio Fernandes foi entrevistado do Jornal da Cruzeiro nesta sexta-feira (3). Ele,…
No PROGRAME-SE desta sexta-feira destaque para a exposição de artes em Itu; tem atividades gratuitas…
O Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira (3) entrevistou o presidente da Câmara Municipal de Sorocaba,…
No primeiro programa do ano, o advogado e especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato…
Se em 2019, circulavam pelas ruas e estradas brasileiras quase 32,8 mil veículos eletrificados, hoje…