Aconteceu na manhã deste domingo (12), no Parque das Águas, a Corrida Solidária Teste “#AFOMENAOEFAKE!”, com percursos de 5 km e 10 km. Uma realização da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP) e Hermes Running Brasil, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS), e com o suporte da Secretaria da Saúde (SES) e da Urbes – Trânsito e Transportes.
Com mil inscritos, o evento esportivo, que reuniu atletas de diversas cidades da região, respeitou todos os protocolos sanitários de saúde e segurança preventivos à pandemia. Os participantes realizaram, durante a retirada de kits, no sábado (11), no Instituto Humberto de Campos, o teste rápido de Covid-19. As largadas aconteceram em blocos de 100 atletas, por vez, a cada três minutos, respeitando o distanciamento social, para que fossem evitadas aglomerações.
Além da retomada do ambiente de esportividade, a atividade também beneficiou a campanha “A Fome não é Fake!”, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, com o intuito de distribuir alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade.
O prefeito Rodrigo Manga e a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, também participaram da corrida. “Hoje é um dia muito importante para Sorocaba, pois, além de estimular o gesto de solidariedade dos participantes com a doação de alimentos, essa corrida representa que, aos poucos, vamos voltando à normalidade. Esse ambiente festivo estimula, ainda mais, o clima de otimismo e alegria nas pessoas. Parabéns a todos os organizadores!”, comemorou o prefeito.
Igualmente marcaram presença no evento os secretários de Esportes e Lazer, Pedro de Souza; de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico, Carlos Eduardo Paschoini; de Governo, Samyra Toledo; além do vereador Fábio Simoa.
“Ficamos muito felizes que ações esportivas, como essa, possam retomar. É notória a alegria dos corredores em vivenciar esses eventos oficiais. Esporte e saúde caminham juntos. Mesmo sendo um teste, essa corrida já proporcionou toda atmosfera que tínhamos antes da pandemia. Por isso, hoje é um dia tão especial para Sorocaba”, afirmou o secretário de Esportes e Lazer, Pedro de Souza
A corrida
Sob uma agradável manhã ensolarada, os corredores puderam reviver o gostinho de um evento esportivo. Em um verdadeiro ambiente festivo, a corrida contou com atletas profissionais e amadores. A prova teve como campeões Carolina Candea e Elionay Ferreira Correia, nos 10 km, e Nuclecia de Almeida e João Paulo Rosa, nos 5 km.
Alguns participantes se reencontraram com a atividade física depois de muito tempo; outros participaram para superar desafios pessoais e, é claro, que não podiam faltar os fantasiados, que sempre colorem e animam os eventos esportivos.
Houve, também, os estreantes, como foi o caso do auxiliar de escrevente Tarciso Rodrigues, de 28 anos. “Gostei muito de correr nesse ambiente animado. Quando vai dando aquela vontade de parar, a gente vai recebendo incentivo e não para, não”, revela o jovem participante, que não desistiu durante o circuito e concluiu a prova de 5 km, em 33 minutos.
Tarciso faz parte do grupo de corrida “Velozes e Registradores do 1º Oficial de Imóveis de Sorocaba” e conta que a corrida tem trazido vários benefícios à sua vida. “Sinto-me mais disposto e cada vez mais saudável, em função de correr. O esporte realmente transforma vidas”, completou.
No caso do participante Jonata Mena, secretário-geral da Câmara Municipal de Sorocaba, a corrida tem um sabor de superação pessoal. Ele conta que concluiu a prova de 5 km em pouco mais de 20 minutos. Além de cuidar da alimentação, ele treina seis dias na semana, entre corrida e fortalecimento muscular, e percorre uma média de 50 quilômetros semanais. Jonata já tem diversos eventos de corridas em seu portfólio. A última foi em janeiro de 2020, na maratona da Disney, em Orlando, nos Estados Unidos.
“A sensação de poder retomar essas atividades coletivas oficiais após um ano e nove meses é emocionante, sobretudo por uma causa tão nobre, como a da campanha solidária para doar alimento às pessoas que necessitam”, disse.
Sobre o bom tempo na conclusão da prova, ele relata que, mesmo sem os eventos, seguiu treinando. “Continuei me preparando, me exercitando forte com meu treinador, Robson Rosa, a fim de superar cada vez mais os meus limites”, concluiu Jonata, que brincou de maneira bem-humorada que carregou a responsabilidade de representar a Câmara Municipal de Sorocaba na competição.
Com informações da Secom Sorocaba
Foto: Secom Sorocaba
O Setor de Proteção Animal da Polícia Civil de Itapetininga prendeu, preventivamente, um homem acusado…
O Escritório Regional de Sorocaba foi destaque estadual ao liderar a premiação do Selo Sebrae de Referência…
O ator Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro.…
No PROGRAME-SE desta quinta-feira destaque para a última edição deste ano da atividade de troca…
Segmentos de alta tecnologia crescem acima da indústria de transformação no país. Expansão de janeiro…
As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas.…