A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), deflagrou na madrugada desta segunda-feira (13), a operação denominada de “Ripley”, visando a prisão de criminosos com falsas pesquisas sobre a Covid-19.
Conforme apurado ao longo das investigações, os integrantes da associação criminosa passavam-se por servidores do Ministério da Saúde, ligavam para as pessoas e simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a sobre a doença. No entanto, eles buscavam mesmo informações para “clonar” o aplicativo de WhatsApp das vítimas.
Após conseguirem a lista de contatos do Whatsapp das pessoas, os criminosos mudavam a dinâmica dos golpes e, se passando pelas vítimas, solicitavam empréstimos a familiares e amigos.
Os policiais civis da DEIC Sorocaba conseguiram desarticular tanto o núcleo operacional, como o núcleo financeiro da associação criminosa.
Nesta manhã, cinco pessoas foram presas no bairro de Itaquera, na capital paulista. Foram cumpridos ainda doze mandados de busca e apreensão e diversos dispositivos eletrônicos e comprovantes das fraudes apreendidos.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Sorocaba. Foto: Reprodução.
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…