A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), deflagrou na madrugada desta segunda-feira (13), a operação denominada de “Ripley”, visando a prisão de criminosos com falsas pesquisas sobre a Covid-19.
Conforme apurado ao longo das investigações, os integrantes da associação criminosa passavam-se por servidores do Ministério da Saúde, ligavam para as pessoas e simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a sobre a doença. No entanto, eles buscavam mesmo informações para “clonar” o aplicativo de WhatsApp das vítimas.
Após conseguirem a lista de contatos do Whatsapp das pessoas, os criminosos mudavam a dinâmica dos golpes e, se passando pelas vítimas, solicitavam empréstimos a familiares e amigos.
Os policiais civis da DEIC Sorocaba conseguiram desarticular tanto o núcleo operacional, como o núcleo financeiro da associação criminosa.
Nesta manhã, cinco pessoas foram presas no bairro de Itaquera, na capital paulista. Foram cumpridos ainda doze mandados de busca e apreensão e diversos dispositivos eletrônicos e comprovantes das fraudes apreendidos.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Sorocaba. Foto: Reprodução.
Na manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Civil de Araçoiaba da Serra, com o apoio…
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, em continuidade ao seu programa…
O encontro mensal do Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS) acontece neste domingo (17), das 9h às…
A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba, Renata Zanin, foi entrevistada…
As unidades do Poupatempo em todo o Estado estarão fechadas nesta sexta-feira, 15 de novembro,…
Nos últimos anos, o artista multidisciplinar sorocabano Robson Catalunha vem se dedicando a criação de…