O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, confirmou hoje (14) ao repórter André Fazano que vem conversando com o governo do estado de São Paulo para garantir que o prédio do Fórum Velho passe a ser administrado pela prefeitura.
O chefe do Executivo disse que ontem mesmo conversou com o vice-governador Rodrigo Garcia sobre a possibilidade do município receber o imóvel por meio de uma doação, ou em último caso comprar o espaço.
O governo paulista colocou o prédio à venda e o fato gerou críticas de artistas e pessoas envolvidas com a cultura sorocabana.
A ideia da administração municipal é reformar a construção histórica, que fica na Praça Frei Baraúna, e preparar o local para se tornar um novo espaço cultural.
Neste caso, segundo o secretário municipal da Cultura, Luiz Antonio Zamuner, há várias possibilidades que já estão sendo estudadas, como implantar uma nova Pinacoteca no endereço da antiga Oficina Cultural Grande Otelo, que está fechado desde 2014.
Ainda sobre este caso, o deputado federal Vitor Lippi (PSDB) e o deputado estadual Danilo Balas (PSL) defendem que o governo estadual ceda o imóvel ao município de Sorocaba.
Lippi afirma que o assunto deve ser tratado em uma reunião com o governo Doria e Balas relembra que por diversas oportunidades questionou o estado sobre o destino do prédio e chegou a pedir que a construção fosse cedida à Associação Comercial de Sorocaba (Acso).
O prédio é tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico de Sorocaba (CMDP) desde 2012, teve sua construção iniciada em 1937, com inauguração em 1946.
Ouça os detalhes na reportagem de André Fazano!
Foto: Google Street View
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…