Depois de colocar o prédio do Fórum Velho à venda, o governo do estado reviu a medida e decidiu doar o imóvel à Prefeitura de Sorocaba.
O anúncio oficial foi feito no início da tarde desta quarta-feira (15) pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Mais cedo, no Jornal da Cruzeiro, o chefe do Executivo havia dito que tratava do assunto com o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB).
Manga disse que uma reunião será feita nesta tarde junto com Garcia e com a deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) para definir os detalhes burocráticos da doação. O prefeito afirmou que a expectativa é que todos os trâmites da doação possam ser concluídos em 20 dias.
“Foi uma vitória de Sorocaba e quem ganha agora com a doação desse prédio para a Prefeitura é a população sorocabana, é a cultura da nossa cidade, é a educação da nossa cidade”, destacou Manga.
No mesmo encontro, o prefeito vai solicitar que o governo do estado também faça a doação ao município do prédio do Detran, para que possa sediar a Secretaria Municipal de Segurança Urbana.
A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) também discutiu o cancelamento da venda do prédio e a doação ao município de Sorocaba, com representantes do governo estadual, e nesta terça-feira (14), já havia adiantado a possibilidade da cidade assumir o prédio, a partir da decisão da gestão paulista.
Um comissão será formada para definir as atividades que serão realizadas no prédio histórico, que sediou durante anos a Oficina Cultural Grande Otelo. De acordo com o prefeito, representantes das secretarias municipais da Cultura e da Educação vão participar das discussões.
O imóvel começou a ser reformado em 2014 e as obras serão retomadas pela administração municipal, mantendo as características históricas da fachada, interior e entorno, porque a construção foi tombada em 2012 pelo Conselho do Patrimônio Histórico.
O prefeito Rodrigo Manga informou que além da restauração de toda a estrutura do prédio, a praça Frei Baraúna será revitalizada com o objetivo do local voltar a sediar atividades culturais e para a família.
Já o secretário de Obras, Darwin José de Almeida Rosa, destacou que dentro de 30 dias a iluminação em led começará a ser instalada, assim como a poda das árvores e ações no paisagismo. Os mosaicos das calçadas serão preservados e a expectativa é que a obra de reforma seja concluída em 8 meses. Ainda não há um prazo definido para o início das intervenções.
O titular da pasta disse que ainda não há como estimar o valor necessário para as obras e que isso só será possível após a realização de um levantamento, que vai indicar as características da estrutura que devem ser mantidas pelo fato do imóvel ser tombado pelo Patrimônio Histórico. A partir daí, os recursos serão levantados por meio de parcerias público-privadas.
Venda e protesto
Antes de rever a decisão, o governo do estado de São Paulo previa realizar a venda do prédio do Fórum Velho no dia dia 27 de outubro, com lances pela internet. O valor era de R$ 1,72 milhão para área total de 2 mil metros quadrados.
O anúncio gerou protestos em Sorocaba e no último sábado (11), o Fórum Permanente de Culturas de Sorocaba e artistas fizeram uma manifestação em frente ao prédio e pediram que o local não fosse vendido e nele fossem retomadas as atividades culturais, realizadas de forma gratuita à população.
Ouça a reportagem de André Fazano!
Foto: André Fazano
Votorantim e Sorocaba firmaram uma carta de intenção para a criação da Aliança Intercidades, um…
O Governo de São Paulo reforçou nesta quinta-feira (09) a ajuda humanitária para o município…
O sorotipo 3 da dengue registrou aumento em meio a testes positivos para a doença…
O Grupo Planeta concluiu, em 2024, a implantação de uma tecnologia inédita na região, que…
Bairros inteiros nos arredores de Los Angeles foram devastados por incêndios que continuam fora de…
Estão disponíveis para consulta as notas dos estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do…