O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Cláudio Sorocaba (PL), confirmou no início desta tarde que as condutas da vereadora Iara Bernardi (PT) e do vereador Vinicíus Aith (PRTB) serão levadas para a análise da Comissão de Ética da Casa.
Os parlamentares discutiram na sessão de hoje (16) quando um grupo de mulheres de movimentos feministas se manifestou a favor da vereadora, que reclamou da forma como é tratada pelo vereador durante os trabalhos no plenário.
A confusão começou na semana passada, quando Vinicius Aith mencionou a postura da vereadora na ocasião em que teria sido agredido por manifestantes contra seu projeto da volta dos rodeios na cidade. Ele reclamou que não foi defendido prontamente pela vereadora Iara, como ela teria feito com outros colegas da Casa.
Na sessão da última terça-feira (14), em um discurso emocionado, Iara Bernardi cobrou providências do presidente da Câmara, com relação a postura do parlamentar que não se desculpou pelos termos usados contra a vereadora. Ela acusou Aith de ter uma postura discriminatória contra ela por ser mulher.
E nos trabalhos do Legislativo desta quinta-feira (16), durante a apresentação dos votos de congratulações, as mulheres que compareceram no plenário da Casa se manifestaram contra Vinícius Aith, assim que o vereador pediu a palavra. Elas chamaram o vereador de machista.
Diante da discussão gerada, a sessão precisou ser suspensa por alguns minutos a pedido do próprio presidente da Câmara, vereador Claudio Sorocaba (PL).
Assim que os trabalhos foram retomados, a vereadora Iara Bernardi pediu a palavra e agradeceu as manifestações a seu favor.
Logo na sequência, foi a vez do vereador Vinicius Aith subir na tribuna da casa para falar sobre o assunto e disse que respeita as mulheres e tem a consciência tranquila em relação aos seus atos.
O presidente Cláudio Sorocaba lamentou o fato de discussões políticas dentro do Legislativo resultarem em troca de ofensas pessoais entre os parlamentares.
Ouça a reportagem de André Fazano!
Entre os dias 20 e 27 de dezembro, a Polícia Civil, por meio das unidades…
Atendendo a uma determinação do Ministério Público do Estado de São Paulo, a Guarda Civil…
Sorocaba subiu, nesta sexta-feira (27), de categoria no Programa de Regionalização do Turismo, e agora…
Os trabalhos de busca dos mergulhadores por desaparecidos na queda da ponte Juscelino Kubitschek de…
O Governo de SP, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, realizou neste ano…
A Câmara dos Deputados enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as respostas solicitadas pelo ministro…