Mais de metade dos casos confirmados de Covid-19 em Sorocaba já são da variante Delta do coronavírus. A informação é da Prefeitura de Sorocaba, que atualizou o total de casos confirmados da variante na cidade que, até o momento, chega a 84.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, na capital paulista, por exemplo, a variante Delta já é confirmada em 91,9% das amostras. Porém, a curva de casos não apresentou crescimento significativo por conta do avanço da vacinação contra a Covid-19.
Os últimos 37 casos confirmados da variante Delta em Sorocaba foram divulgados no último sábado (17). Na mesma data, a Prefeitura de Sorocaba também confirmou a primeira morte pela Delta na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), ocorrida no último dia 25 de agosto, em uma unidade de saúde de Iperó.
Segundo a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), a mulher, de 20 anos, não tinha comorbidades e não estava com o esquema vacinal contra a Covid-19 completo, ou seja, ela havia tomado somente a primeira dose da vacina. Não foi informado qual imunizante a mulher tomou.
Ainda de acordo com a SES, a mulher morava em Sorocaba, porém, estava hospedada em casa de parentes em Iperó. A SES informa que desde a confirmação da variante Delta em Sorocaba, a pasta adotou medidas que incluem investigação detalhada dos casos e monitoramento dos contatos, testagem dos contatos domiciliares e elaboração da comunicação de risco epidemiológico.
“Os casos da variante Delta são confirmados pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado e informado ao município”, destaca a pasta municipal. Na RMS, as cidades de Salto e Itapetininga também já confirmaram casos da variante Delta.
Primeiros casos em Sorocaba
Sorocaba confirmou os primeiros 16 casos da variante Delta no último dia 27 de agosto. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, esses casos confirmados da variante foram registrados em pessoas com idades entre 19 e 69 anos. Do total de casos, 11 pacientes são mulheres e cinco homens. Nenhum veio a óbito.
Já no último dia 2 de setembro, a cidade confirmou mais 5 casos da variante Delta, subindo para 21 o total até então. Os casos são na faixa etária entre 23 e 67 anos, sendo três homens e duas mulheres, e nenhum deles evoluiu a óbito e não estão mais na fase de transmissibilidade.
No dia 10 de setembro, a Prefeitura de Sorocaba recebeu a confirmação de mais 26 casos da variante Delta, mas eles não foram oficialmente divulgados pelo município.
E no último dia 17, Sorocaba recebeu a confirmação de mais 37 casos, somando 84 no total da variante Delta. Conforme a SES, a Vigilância em Saúde de Sorocaba ainda está fazendo o levantamento da faixa etária desses últimos 37 casos. “Os casos não estão mais na fase de transmissibilidade e não necessitaram de internação”, destaca a SES.
Com informações do Jornal Cruzeiro do Sul
Foto: Divulgação/ Governo de SP
Mais de 56 mil candidatos devem fazer a prova do processo seletivo das Faculdades de…
Sem a aprovação da reforma do Imposto de Renda (IR), que só deverá ser enviada…
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai liberar R$ 290 milhões…
O Sistema Anchieta-Imigrantes, uma das principais rotas para o Litoral Paulista, será ampliado. Nesta sexta-feira…
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado nesta sexta-feira (10) a uma…
O Esporte Clube São Bento se prepara para a estreia no Campeonato Paulista Série A2…