Jornalismo

Bolsonaro dá prazo para vacinação dos brasileiros e diz que é contra o passaporte sanitário

Durante um discurso de 12 minutos na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), defendeu o tratamento precoce contra a Covid-19 e se disse contrário ao passaporte sanitário da vacina, exigido em alguns estados brasileiros e alguns países do mundo, entre eles em locais dos Estados Unidos, onde Bolsonaro participa do encontro. O presidente brasileiro, no entanto, garantiu que, todos os brasileiros que quiserem, poderão ser vacinados até novembro.

Ao falar da Covid, Bolsonaro fez uma defesa do tratamento precoce contra a doença e se referiu a ele mesmo como exemplo bem-sucedido da terapia. Ele teve a doença e disse ter tomado cloroquina e se curado com o medicamento, que comprovadamente não tem eficácia contra a covid. “A história e a ciência saberão responsabilizar a todos”, afirmou.

O presidente também criticou prefeitos e governadores por medidas contra a disseminação do vírus, como o fechamento do comércio. “Sempre defendi combater o vírus e o desemprego de forma simultânea e com a mesma responsabilidade. As medidas de isolamento e lockdown deixaram um legado de inflação, em especial, nos gêneros alimentícios no mundo todo”, disse. “No Brasil, para atender aqueles mais humildes, obrigados a ficar em casa por decisão de governadores e prefeitos e que perderam sua renda, concedemos um auxílio emergencial de US$ 800 para 68 milhões de pessoas em 2020.”

Questão ambiental

Bolsonaro fez uma defesa das políticas de preservação ambiental de seu governo, dizendo que o Brasil é o país que mais preserva as suas florestas. “São 8,5 milhões de quilômetros quadrados, dos quais 66% são vegetação nativa, a mesma desde o seu descobrimento, em 1500. Somente no bioma amazônico, 84% da floresta está intacta, abrigando a maior biodiversidade do planeta. Lembro que a região amazônica equivale à área de toda a Europa Ocidental.”

O presidente citou dados de desmatamento do mês de agosto para embasar suas afirmações. “Na Amazônia, tivemos uma redução de 32% do desmatamento no mês de agosto, quando comparado a agosto do ano anterior. Qual país do mundo tem uma política de preservação ambiental como a nossa?” Ele ainda propõs aos participantes da assembleia-geral que viessem ao Brasil: “Os senhores estão convidados a visitar a nossa Amazônia”.

Relações internacionais

O chefe do Executivo defendeu reforma do sistema de representação política da ONU, para que o Brasil tenha um assento permanente no Conselho de Segurança da entidade. No ano que vem o país volta a ter uma cadeira rotativa no Conselho.

Bolsonaro declarou que, por tradição, o Brasil sempre participou de missões de paz da ONU e que deve conceder refúgio a pessoas em situação de risco no Afeganistão, depois que o Talibã retomou o poder no país, após o fim da ocupação norte-americana. “Concederemos visto humanitário para cristãos, mulheres, crianças e juízes afegãos”, declarou.

Economia

Ao falar de economia, o presidente disse que “o Brasil vive novos tempos” e que tem um dos melhores desempenhos entre os países emergentes. “Meu governo recuperou a credibilidade externa e, hoje, se apresenta como um dos melhores destinos para investimentos.”

Antes do presidente brasileiro, o secretário-geral da ONU, António Guterres, fez um duro discurso e disse que o mundo se move ‘na direção errada’.

Com informações do Portal R7

Foto: Alan Santos/ Presidência da República

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Defesa Civil alerta para chuva e ventos fortes entre sexta e domingo na região de Sorocaba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para pancadas de chuva…

34 minutos atrás

Polícia Civil de Votorantim prende homem por divulgação ilegal de conteúdo íntimo em Sorocaba

Nesta terça-feira (15), a Polícia Civil de Votorantim, por meio da Delegacia de Defesa da…

1 hora atrás

Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa da PUC-SP, Campus Sorocaba está com vagas abertas

O Programa de Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa da PUC-SP, vinculado à Faculdade de…

3 horas atrás

Tebet diz que chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (15), que “chegou a…

4 horas atrás

Governo federal decide sobre a volta do horário de verão nesta quarta

O Ministério de Minas e Energia vai decidir sobre a volta do horário de verão…

4 horas atrás

Termina hoje (16) o prazo para resgate do dinheiro esquecido em bancos

O prazo para resgate do dinheiro esquecido em bancos está terminando. Até esta quarta-feira (16), os…

4 horas atrás