Jornalismo

Na CPI, diretor da Prevent Senior acusa ex-funcionários de manipular dados

O diretor-executivo da operadora de saúde Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, acusou ex-funcionários de roubar e adulterar dados de pacientes da operadora para “fabricar” denúncias contra a empresa.

Batista Júnior presta depoimento desde a manhã desta quarta-feira (22) à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 para explicar estudos feitos pela Prevent Senior sobre a doença.

A empresa é alvo de uma denúncia encaminhada à CPI por médicos que trabalharam na operadora durante o período mais agudo da pandemia. Segundo uma das acusações levadas pelos profissionais à comissão, a rede teria limitado o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) no atendimento dos clientes, chegando a proibir o uso de máscaras em algumas situações.

A denúncia foi enviada à CPI em 24 de setembro por uma advogada do grupo de 12 médicos. O documento aponta ainda que o protocolo de testes adotado pela Prevent Senior teria sido acordado com assessores do governo federal.

Conforme denunciado, a pesquisa supostamente pactuada entre o governo e a Prevent precisaria comprovar a eficácia de cloroquina e azitromicina no tratamento da covid.

A empresa também foi alvo de outra denúncia de ex-funcionários de esconder óbitos causados pela covid e suas posteriores consequências. Segundo Pedro Benedito Batista Júnior, os médicos “manipularam” os dados após roubá-los da empresa.

“Médicos desligados em junho de 2020 manipularam dados de uma planilha interna, que era uma planilha de acompanhamento de pacientes para tentar comprometer a operadora. Esses profissionais então, já desligados, passaram a acessar e editar o referido arquivo, culminando no compartilhamento da planilha”, disse o diretor à CPI.

“Reitero que o dossiê entregue a essa Casa é uma peça de horror, realmente, produzido através de dados furtados de pacientes sem qualquer autorização expressa”, disse o diretor.

A CPI também tem indícios de que médicos foram ameaçados. Ex-funcionários relataram aos senadores durante uma reunião nesta terça (21) terem sido ameaçados e entregaram documentos para corroborar as denúncias já apresentadas à comissão. Áudios em que os médicos são ameaçados também chegaram aos senadores.

Com informações do Portal R7

Foto: Jeferson Ruddy/ Agência Senado

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

10 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

12 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

15 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

1 dia atrás