A imunização com a vacina do Instituto Butantan reduziu em 90%, em média, as mortes por Covid-19 entre os idosos com mais de 70 anos no Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Piauí.
A queda indica a eficiência do imunizante que foi utilizado na vacinação de 80% das pessoas nesta faixa etária em todo país. Nesta quarta-feira (22), os cinco estados formalizaram a aquisição de mais 2,5 milhões de doses da Coronavac para fortalecer os respectivos planos de imunização.
Na soma dos cinco estados, a média semanal de mortes por Covid-19 entre as pessoas com 70 anos chegou a 148 por dia em 28 de março e caiu para apenas 15 em 20 de agosto. Esse resultado, de 90% na redução dos óbitos, é superior à média nacional, que ficou igualmente alta, em 88%.
No Brasil, a média semanal de mortes por Covid-19 entre as pessoas com 70 anos ou mais caiu de 1.316 por dia em 28 de março para 164 em 20 de agosto. Os dados são do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), do Ministério da Saúde.
No estado do Ceará, a redução dos óbitos entre idosos chegou a 95%. A média semanal de mortes por Covid, entre pessoas com mais de 70 anos, caiu de 67 por dia em 28 de março, para quatro em 20 de agosto. O estado adquiriu mais 300 mil doses da Coronavac por meio do contrato celebrado junto ao Butantan.
No Espírito Santo, a média semanal de mortes por Covid, entre pessoas com mais de 70 anos, caiu 75%. A redução foi de quatro por dia em 28 de março, para uma em 20 de agosto. O Governo do ES adquiriu outras 500 mil doses da Coronavac.
O Mato Grosso registrou queda de 78% nos óbitos. A média semanal de mortes por Covid-19, entre pessoas com mais de 70 anos, caiu de 16 por dia em 28 de março, para quatro em 20 de agosto. O estado vai receber 500 mil novas doses da Coronavac.
No Pará, a média semanal de mortes por Covid-19, entre pessoas com mais de 70 anos no estado, passou de 46 por dia em 28 de março para apenas três em 20 de agosto. A queda foi de 93%. O Estado vai receber um carregamento de 1 milhão de novas doses da Coronavac.
Por fim, no estado do Piauí, a média semanal de mortes por Covid-19, entre pessoas com mais de 70 anos, caiu de 15 por dia em 28 de março, para três em 20 de agosto. A redução foi de 80%. O Governo do PI adquiriu mais 200 mil doses da vacina do Butantan.
Com a entrega de 100 milhões de doses e conclusão do contrato com o Ministério da Saúde, o Governo de SP e o Instituto Butantan puderam iniciar a entrega das doses aos estados que haviam realizados acordos prévios para aquisição da Coronavac.
Com informações do Governo de São Paulo
Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil
A partir de segunda-feira (20), a Prefeitura de Sorocaba retomará, nas 33 Unidades Básicas de…
No final de semana que marca os 471 anos da cidade de São Paulo, o Museu…
Donald Trump assumirá novamente a presidência dos Estados Unidos na próxima segunda-feira (20), tornando-se o…
O Hamas libertou neste domingo (19/1) as três primeiras reféns israelenses após cessar-fogo em Gaza…
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abriram nesta sexta-feira (17) e seguem…
O jornalismo brasileiro se despede de um de seus maiores ícones. Léo Batista, jornalista da…