Jornalismo

Na CPI, advogada cita plano de incentivo à cloroquina para ‘país não parar’

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta terça-feira (28), a advogada Bruna Morato, representante de 12 médicos da operadora de saúde Prevent Senior, afirmou que havia uma aliança entre a operadora e um conjunto de médicos que estariam orientando o governo federal, alinhados aos interesses do Ministério da Economia, com um plano para incentivar o uso da cloroquina em pacientes com Covid-19, mesmo sem eficácia comprovada contra a doença, para que as pessoas se sentissem seguras para circular pelas ruas e o país não parasse.

“A Prevent entrava para colaborar com essas pessoas. É como se fosse uma troca, que chamamos na denúncia de pacto, alguns descreveram como aliança. O que me foi dito é que havia um alinhamento ideológico para conceder esperança para as pessoas saírem nas ruas. E essa esperança tinha um nome: cloroquina”, afirmou.

A aliança teve início depois que a operadora começou a ser criticada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, segundo a advogada. Bruna Morato explicou que, conforme relatado pelos médicos representados por ela, o diretor-executivo da Prevent, Pedro Benedito Batista Júnior, tentou se aproximar de outro médico ligado a Mandetta para cessar as críticas. A aproximação não deu resultados, e ele passou a tentar se aproximar de supostos assessores que estariam orientando o governo, e que estavam alinhados ao Ministério da Economia.

As informações foram repassadas aos médicos da Prevent que denunciaram a operadora em uma reunião interna. Na ocasião, falou-se que havia um interesse de figuras do Ministério da Economia para que o país não entrasse em “lockdown”, que é o fechamento completo de comércios e serviços para evitar a disseminação do coronavírus.

“Existia um plano para que as pessoas saíssem às ruas sem medo”, afirmou Bruna. Segundo ela, foi elaborada uma estratégia de acordo com o aconselhamento de dois médicos, Anthony Wong e Nise Yamaguchi, e do virologista Paolo Zanotto.

Os médicos representados pela advogada fizeram uma série de denúncias contra a Prevent. Entre elas, que a operadora impediu o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) no começo da pandemia, para que o vírus circulasse nas unidades da operadora e eles dessem início a um protocolo prescrevendo cloroquina a pacientes com Covid-19. A operadora nega. Além disso, o uso dos medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença teria sido feito sem a anuência de pacientes ou de seus familiares.

O grupo de médicos ainda diz que era obrigado a entregar o chamado “kit Covid”, com remédios sem eficácia contra a Covid, a todo paciente com suspeita da doença. Caso contrário, eles poderiam ser demitidos. A operadora chegou a fazer um estudo com o uso de cloroquina em pacientes. À CPI, Pedro Benedito afirmou que foi um “estudo observacional”.

Com informações do Portal R7

Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Defesa Civil alerta para chuva e ventos fortes entre sexta e domingo na região de Sorocaba

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para pancadas de chuva…

34 minutos atrás

Polícia Civil de Votorantim prende homem por divulgação ilegal de conteúdo íntimo em Sorocaba

Nesta terça-feira (15), a Polícia Civil de Votorantim, por meio da Delegacia de Defesa da…

1 hora atrás

Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa da PUC-SP, Campus Sorocaba está com vagas abertas

O Programa de Mestrado em Biomateriais e Medicina Regenerativa da PUC-SP, vinculado à Faculdade de…

3 horas atrás

Tebet diz que chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (15), que “chegou a…

4 horas atrás

Governo federal decide sobre a volta do horário de verão nesta quarta

O Ministério de Minas e Energia vai decidir sobre a volta do horário de verão…

4 horas atrás

Termina hoje (16) o prazo para resgate do dinheiro esquecido em bancos

O prazo para resgate do dinheiro esquecido em bancos está terminando. Até esta quarta-feira (16), os…

4 horas atrás