Jornalismo

Na CPI, advogada cita plano de incentivo à cloroquina para ‘país não parar’

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, nesta terça-feira (28), a advogada Bruna Morato, representante de 12 médicos da operadora de saúde Prevent Senior, afirmou que havia uma aliança entre a operadora e um conjunto de médicos que estariam orientando o governo federal, alinhados aos interesses do Ministério da Economia, com um plano para incentivar o uso da cloroquina em pacientes com Covid-19, mesmo sem eficácia comprovada contra a doença, para que as pessoas se sentissem seguras para circular pelas ruas e o país não parasse.

“A Prevent entrava para colaborar com essas pessoas. É como se fosse uma troca, que chamamos na denúncia de pacto, alguns descreveram como aliança. O que me foi dito é que havia um alinhamento ideológico para conceder esperança para as pessoas saírem nas ruas. E essa esperança tinha um nome: cloroquina”, afirmou.

A aliança teve início depois que a operadora começou a ser criticada pelo ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, segundo a advogada. Bruna Morato explicou que, conforme relatado pelos médicos representados por ela, o diretor-executivo da Prevent, Pedro Benedito Batista Júnior, tentou se aproximar de outro médico ligado a Mandetta para cessar as críticas. A aproximação não deu resultados, e ele passou a tentar se aproximar de supostos assessores que estariam orientando o governo, e que estavam alinhados ao Ministério da Economia.

As informações foram repassadas aos médicos da Prevent que denunciaram a operadora em uma reunião interna. Na ocasião, falou-se que havia um interesse de figuras do Ministério da Economia para que o país não entrasse em “lockdown”, que é o fechamento completo de comércios e serviços para evitar a disseminação do coronavírus.

“Existia um plano para que as pessoas saíssem às ruas sem medo”, afirmou Bruna. Segundo ela, foi elaborada uma estratégia de acordo com o aconselhamento de dois médicos, Anthony Wong e Nise Yamaguchi, e do virologista Paolo Zanotto.

Os médicos representados pela advogada fizeram uma série de denúncias contra a Prevent. Entre elas, que a operadora impediu o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) no começo da pandemia, para que o vírus circulasse nas unidades da operadora e eles dessem início a um protocolo prescrevendo cloroquina a pacientes com Covid-19. A operadora nega. Além disso, o uso dos medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença teria sido feito sem a anuência de pacientes ou de seus familiares.

O grupo de médicos ainda diz que era obrigado a entregar o chamado “kit Covid”, com remédios sem eficácia contra a Covid, a todo paciente com suspeita da doença. Caso contrário, eles poderiam ser demitidos. A operadora chegou a fazer um estudo com o uso de cloroquina em pacientes. À CPI, Pedro Benedito afirmou que foi um “estudo observacional”.

Com informações do Portal R7

Foto: Edilson Rodrigues/ Agência Senado

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

25ª Caminhada da Penha será neste domingo (27)

A 25ª edição da Caminhada da Penha, será realizada no nesse domingo, dia 27 de…

45 minutos atrás

Show gratuito neste domingo em São Roque celebra o Brasil em canções autorais

Casal de artistas que percorreu o País de Kombi apresenta o EP “Caminhos e Canções”,…

52 minutos atrás

Ciesp Sorocaba promove curso online com técnicas de PNL aplicadas ao Recrutamento e Seleção

Com o objetivo de proporcionar aos profissionais das áreas de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas…

2 horas atrás

Mega Feirão de Empregos de Votorantim oferecerá mais de 1 mil vagas

A 1ª edição do Mega Feirão de Empregos de Votorantim será realizada neste sábado (26),…

3 horas atrás

Editorial: Uma morte, um legado 25/04/2025

A morte do Papa Francisco, ocorrida na madrugada de 23 de abril de 2025, representa…

4 horas atrás

Secretário Derrite pretende antecipar a instalação do 2º Batalhão da PM em Sorocaba

Guilherme Derrite, Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, foi entrevistado no Jornal…

5 horas atrás