Jornalismo

Covid-19: Sorocaba tem mais 25 casos e novamente não registra mortes

Sorocaba recebeu a notificação de mais 25 casos confirmados da Covid-19, 27 recuperados e nenhum óbito notificado nesta terça-feira (28). Do total de confirmados, 19 estão internados (15 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 56.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o último óbito notificado ao município e informado no Boletim Covid ocorreu no dia 24 de setembro. “Trata-se de um homem de 57 anos, diabético, hipertenso e cardiopata, que faleceu no dia 23 de setembro”, informa.

Conforme a Secretaria Municipal da Saúde, os principais motivos para a queda no número de óbitos pela doença, assim como a redução de novos casos e internações, são principalmente o avanço da vacinação, além das medidas preventivas, como o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

Contudo, a pasta municipal destaca que a cidade pode receber novas notificações de óbitos pela Covid-19 nos próximos dias, inclusive com dados “atrasados”, ou seja, o que seria uma retroalimentação dos números. Deste modo, não é possível afirmar, neste momento, que é a primeira vez que Sorocaba fica mais dias sem receber novas notificações de mortes pela doença.

Ainda no boletim de hoje (28), a cidade apresentou redução do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados de 280 para 210. Entre os suspeitos, 14 estão internados em hospitais da cidade, sendo quatro em UTI. Há um óbito em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 162.788.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 desta terça-feira (28), no Hospital Estadual Adib Jatene, os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 15% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui dois leitos clínicos Covid e dois estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid encontra-se sem paciente. Dos 10 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, nove estão ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 47,61% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, 10 possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 25%, o que representa 10 leitos ocupados dos 40 contratados. Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, nenhum está ocupado.

Na rede particular, o Hospital Unimed encontra-se com 20% de ocupação dos leitos adultos clínicos Covid dos 20 pactuados e 40% dos de UTI (seis leitos ocupados dos 15 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui um leito clínico Covid ocupado do total de 10 existentes. Já, a UTI Covid está com seis leitos ocupados dos 10 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI Covid para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico está sem leitos de sua UTI Covid ocupados e um leito clínico ocupado dos 10 pactuados. O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos Covid pactuados e nenhum está ocupado. Já a UTI do mesmo hospital possui dois leitos ocupados do total de sete.

Com informações da Secom Sorocaba

Cruzeiro FM
Compartilhar

Notícias recentes

Torneio de futevôlei beneficente vai ajudar o Lar Casa Bela de Sorocaba

Acontece neste sábado (18), um torneio de futevôlei beneficente fechado apenas para convidados e que…

9 horas atrás

Pilotos do Águia da PM enfrentam intensa preparação para combate e salvamentos

O comandante interino da Base de Aviação de Sorocaba, Capitão PM Rafael Pegoretti, foi entrevistado…

15 horas atrás

Economia e Negócios com Geraldo Almeida 13/10/2025

Nos EUA, carne de Angus cultivada em laboratório, chega aos supermercados. O professor e economista…

15 horas atrás

PROGRAME-SE 13/01/2025

Começamos a semana com destaque para exposição de artes no Museu de Araçoiaba da Serra;…

15 horas atrás

Janeiro Branco: é preciso trabalhar a prevenção também na saúde mental

A campanha Janeiro Branco destaca a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. A…

16 horas atrás

MEC definirá regras gerais, e escolas terão normas próprias sobre celulares.

A regulamentação geral da lei que proíbe o uso de celulares por crianças e adolescentes em…

18 horas atrás