O coordenador do Comitê Científico do Estado de São Paulo, Paulo Menezes, afirmou nesta, quarta-feira (6), que o o grupo está analisando a flexibilização do uso das máscaras de proteção facial em todo o estado de São Paulo.
O médico defende que neste momento, o estado siga com a obrigatoriedade. “Estamos avaliando a possibilidade no futuro, não nesse momento. Ainda temos pessoas ficando com doenças graves, perdas de vida, ainda há risco de vida. Hoje, devemos continuar usando a proteção além da vacinação. É possível que num futuro próximo tenhamos condição de avaliar a possibilidade de liberação em algum momento em espaços abertos”, disse Paulo Menezes.
O governador João Doria, no entanto, se mostrou otimista em relação e esclareceu que no dia 18 de outubro o estado deverá anunciar se decidirá manter ou abolir o uso dos equipamentos.
Paulo Menezes lembrou que outros países aboliram a máscara e tiveram de voltar atrás na medida. “Essa pergunta está na boca de todo mundo, gostaríamos de fazer aquele gesto que vimos em outros lugares, mas a história mostrou que as coisas não são tão simples e esses lugares voltaram atrás.”
Ele ressaltou ainda que o uso da máscara permitiu que o estado atravessasse o temor causado pela variante Delta. “Tivemos um grande avanço na situação epidemiológica em pessoas com casos graves e estamos avançamos. Conseguimos também enfrentar a variante Delta e foi fundamental o uso.”
João Gabbardo, que também integra o Comitê Científico, disse que o órgão dará uma posição definitiva ao governo de São Paulo nos próximos dias. Menezes acrescentou ainda que para grandes eventos um dos critérios será a vacinação completa ou pelo menos a primeira dose e o teste de Covid-19 negativo. “Aquelas pessoas que não tiverem tomado as duas doses não poderão frequentar grandes eventos”, disse.
Além disso, Menezes disse ainda que as máscaras continuarão sendo obrigatórias para a presença em grande eventos.
Com informações do Portal R7
Foto: Divulgação/ Governo de SP
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…