David Card, Joshua D. Angrist e Guido W. Imbens venceram o prêmio Nobel de Economia nesta segunda-feira (11). O prêmio foi dividido entre as pesquisas de Card e as de Angrist em parceria com Imbens.
A premiação de Card, segundo o Nobel, aconteceu por “sua contribuição para a economia trabalhista”, enquanto Imbens e Angrist foram premiados “por suas contribuições metodológicas para a análise das relações causais”.
“Usando experimentos naturais, David Card analisou os efeitos do salário mínimo, da imigração e da educação no mercado de trabalho. Em um exemplo, David Card e Alan Krueger (falecido) usaram um experimento natural para investigar como o aumento do salário mínimo afeta o emprego”, explicou o Nobel sobre a vitória do economista canadense.
Imbens e Angrist, por sua vez, “mostraram que conclusões sobre causa e efeito podem ser tiradas de experimentos naturais”. “A estrutura desenvolvida por eles tem sido amplamente adotada por pesquisadores que trabalham com dados observacionais”, afirmou o Nobel em seu perfil oficial no Twitter.
No ano passado, venceram os economistas norte-americanos Paul R. Milgrom e Robert B. Wilson.
As informações são da CNN Brasil. Foto: Reprodução.
Um policial militar que atirou contra um estudante de Medicina, de 22 anos, na última…
A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, caiu em sete unidades da…
22 de Novembro de 2024 às 23:30 Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia…
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nesta quinta-feira (21),…
A chapa “O Futuro Já Começou” venceu na quinta-feira (21) as eleições para o próximo…
Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…