O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, esteve em Brasília, na quarta-feira (13), reunido com o ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro, para reivindicar investimentos para a construção de um megacampus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) na cidade. A unidade não tem sede própria em Sorocaba, operando em dois endereços distintos, um no bairro Santa Rosália e outro no Santa Terezinha, voltados à capacitação e formação profissional.
O encontro ocorreu no gabinete do ministro e contou, ainda, com a participação do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte; do diretor-geral do Campus Sorocaba do IFSP, Professor Doutor Denilson de Camargo Mirim; do vereador João Donizetti, líder do governo na Câmara de Sorocaba e quem também pleiteou essa agenda junto ao Ministério da Educação, além dos secretários municipais Fausto Bossollo (Administração – Sead) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), mais a responsável pelo Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI) da Sead, Jessica Pedrosa.
“O Campus Sorocaba funciona, hoje em dia, em espaços compartilhados com outras instituições e, ainda assim, teve a maior demanda do Estado na procura de vagas, no último processo seletivo. Consideramos que é imprescindível a expansão dessa unidade e dos cursos de capacitação oferecidos, motivo pelo qual viemos solicitar verba para a construção dos prédios para abrigar um novo, amplo e moderno Campus Sorocaba do Instituto Federal, para atender Sorocaba e todas as cidades do entorno”, explicou o prefeito.
Inclusive, a Prefeitura de Sorocaba tem um terreno de 50 mil metros quadrados, localizado estrategicamente às margens da Rodovia Raposo Tavares, que poderia abrigar um futuro prédio próprio do IFSP.
O ministro da Educação se mostrou favorável à construção do novo campus e disse que a proposta será objeto de estudo. “Apesar disso, vamos continuar empenhados em auxiliar a direção do IFSP na busca por recursos financeiros, também por outros caminhos legais, para tornar essa ideia uma realidade”, complementou o prefeito.
O diretor-geral do Câmpus Sorocaba do IFSP demonstrou que a unidade local atua de forma destacada na Região Metropolitana e que é um dos protagonistas entre as instituições de ensino na implantação do Centro de Excelência em Tecnologia 4.0 (CET 4.0), um projeto-piloto no Brasil, inaugurado pelo presidente Jair Bolsonaro, no último mês de maio, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O Campus Sorocaba do IFSP conta, atualmente, com cerca de 900 alunos matriculados em cursos de Ensino Médio integrado, técnicos, graduação e pós-graduação.
O IFSP/Campus Sorocaba iniciou suas atividades em abril de 2014. “Nosso município é sede da Região Metropolitana de Sorocaba, conta com mais 2.300 empresas de médio e grande porte, que demandam de capacitação técnica e profissional. O IFSP atua em Sorocaba oferecendo educação pública gratuita e de qualidade, comprometida com a elevação do nível socioeconômico da população regional”, acrescentou o professor Denilson Mirim.
Mais demandas
A equipe que esteve em Brasília representando a cidade de Sorocaba aproveitou, ainda, para discutir outras demandas locais importantes na área da Educação, como a valorização dos professores, construção de mais unidades escolares e melhorias na qualidade do ensino.
“Sorocaba tem cumprido todas as exigências solicitadas pelo MEC e estamos dispostos a dar sequência em quaisquer ponderações ainda necessárias para aprovação do repasse de valores, como, por exemplo, para a construção de estabelecimentos de ensino nos bairros Jardim Alpes de Sorocaba, Jardim Monterrey, Jardim Villagio Milano, Jardim Santo Amaro, Jardim Júlio de Mesquita Filho, Jardim Santa Rosa e Jardim Ana Maria, cujos processos estão em andamento”, destacou a responsável pelo CADI.
O prefeito frisou que foram encaminhados ofícios ao MEC para informar sobre a previsão de recursos a serem destinados aos municípios, no que se refere à aquisição de pacotes de internet móvel, para alunos e professores, assim como equipamentos, além do previsto pelo Programa Educação Conectada. “Tem a Lei Federal 14.172, promulgada recentemente, que determina o repasse de R$ 3,5 bilhões para essas finalidades. Colocamo-nos à disposição para trabalhar juntos em prol do desenvolvimento do município de Sorocaba”, finalizou o prefeito Rodrigo Manga.
Com informações da Secom Sorocaba
Fotos: Secom Sorocaba
Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…
Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…
As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…
O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…
De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…
Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…