Jornalismo

Serviços crescem 0,5% em agosto e atingem maior patamar para o mês desde 2015

Os serviços cresceram 0,5% de julho para agosto, quinta alta mensal seguida, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (14).

O resultado do mês coloca o setor — que representa cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil –, no patamar mais elevado desde novembro de 2015 e 4,6% acima do patamar pré-pandemia.

Normalmente resiliente em momentos de crise, o setor de serviços teve um duro baque com o fechamento de bares, restaurantes e salões de beleza em momentos mais agudos da crise sanitária, mas vem mostrando recuperação graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19.

No ano, o setor registra alta de 11,5% ante o mesmo período de 2020. Em 12 meses até agosto, o avanço é de 5,1%, o mais intenso da série iniciada em dezembro de 2012. Essa evolução é significativa em relação à taxa de 2,9% registrada em julho.

A evolução mensal ficou em linha com o esperado pelo mercado. Na comparação anual, o avanço também veio dentro das previsões, com alta de 16,7%, sexta taxa positiva consecutiva.

Apesar do avanço, o setor ainda está 7,1% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014, destaca o instituto.

“Desde junho do ano passado, o setor acumula 14 taxas positivas e somente uma negativa, registrada em março, quando algumas atividades consideradas não essenciais foram fechadas por determinação de governos locais em meio ao avanço da segunda onda do coronavírus”, explica o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, em comunicado.

Quatro das cinco atividades pesquisadas tiveram resultados positivos no mês, com destaque para serviços de informação e comunicação (1,2%) e transportes (1,1%).

No caso desse primeiro grupo, o segmento foi impulsionado pelos serviços de desenvolvimento e licenciamento de softwares, portais e provedores de conteúdo e ferramentas de buscas na internet, além de edição integrada e impressão de livro, diz o IBGE.

Já transportes tiveram influência do setor aéreo, onde a procura por viagens aumentou com a vacinação. “Destaco ainda a parte de logística de cargas”, detalha Lobo.

Um dos mais impactados pela pandemia, o segmento de serviços prestados às famílias avançaram 4,1% em agosto, na quinta taxa positiva desde abril. Nesse período, o segmento acumula alta de 50,5%.

“Esse avanço vem, novamente, do segmento de alojamento e alimentação, como os hotéis e restaurantes. Mesmo com o avanço em agosto, serviços prestados às famílias operam 17,4% abaixo do patamar de fevereiro de 2020”, diz o IBGE.

Já os serviços profissionais, administrativos e complementares recuaram 0,4% em agosto, depois de três taxas positivas consecutivas, quando acumularam ganho de 4,1%.  “Com esse resultado negativo, o setor voltou a ficar 0,2% abaixo do patamar pré-pandemia, se juntando aos serviços prestados às famílias”, diz o IBGE.

Em agosto, 16 das 27 unidades da federação tiveram crescimento no volume de serviços, na comparação com o mês anterior. Entre os locais com taxas positivas, o impacto mais importante veio de São Paulo (0,5%), seguido por Rio Grande do Sul (4,2%), Paraná (1,0%) e Bahia (1,7%). Já Mato Grosso (-3,6%), Distrito Federal (-2,0%) e Rio de Janeiro (-0,4%) registraram as principais retrações no período.

As informações são da CNN Brasil. Foto: Reprodução.

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

1º edição do concurso Ilumina Sorocaba está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso “Ilumina Sorocaba”, ação que visa…

10 horas atrás

Alunos da rede estadual de Franca criam teste rápido para ‘boa noite, Cinderela’

Um grupo de cinco estudantes da Escola Estadual Mario D’Elia, em Franca, desenvolveu um protótipo…

12 horas atrás

Com ampliação no atendimento, DDMs de SP se mobilizam pelo fim da violência contra a mulher

As Delegacias de Defesa da Mulher, da Polícia Civil de São Paulo, estão mobilizadas na…

15 horas atrás

Mobilidade Urbana com Renato Campestrini 22/11/2024

O advogado especialista em trânsito e mobilidade urbana, Renato Campestrini, fala sobre os perigos para…

1 dia atrás

Coleta de plasma bate recorde em dez meses de 2024, diz Hemobrás

De janeiro a outubro de 2024, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) coletou…

1 dia atrás

Acordo Paulista: Governo de SP promove mutirão presencial para regularização de débitos em atraso

Para incentivar o pagamento de débitos inscritos em dívida ativa e regularizar a situação de…

1 dia atrás