Colunistas

Editorial: Operação Segurança (15/10/2021)

Sorocaba voltará a ter a chamada Operação Delegada, aquela em que policiais militares, que quiserem, poderão trabalhar nas folgas da corporação para redobrar o policiamento e garantir mais segurança ao cidadão.

O anúncio foi feito oficialmente pelo prefeito Rodrigo Manga na quarta-feira, durante sua entrevista semanal no Jornal da Cruzeiro, da Cruzeiro FM 92,3.

Ele adiantou que o contrato já está sendo analisado pelo governo estadual e que vai custar aos cofres públicos municipais cerca de 1 milhão e 600 mil reais por ano.

Chamada hoje de Operação Delegada, essa iniciativa teve seu primeiro contrato com Sorocaba em 16 de abril de 2013, durante a gestão do então prefeito Antônio Carlos Pannunzio.

À época, ela era chamada de Atividade Delegada.

Essa ação trouxe resultados positivos para Sorocaba, inclusive com inúmeros flagrantes de crimes, em especial, assaltos.

No entanto, em fevereiro de 2017, o então prefeito José Crespo mandou romper o contrato, sob a justificativa de que não faria sentido a prefeitura pagar por um serviço cuja atribuição é do Estado.

Na ocasião, ele argumentou que o cancelamento do contrato com a Secretaria de Estado da Segurança Pública foi por uma questão conceitual e não financeira.

O serviço, quando criado, começou com 40 policiais militares, mas terminou, segundo dados oficiais da Polícia Militar, com oito policiais.

Isso se justifica porque o policial militar não é obrigado a aderir à iniciativa.

O programa Operação Atividade Delegada foi oficialmente criado pelo governo estadual em 2009 e, em primeiro de setembro daquele ano, a cidade de São Paulo fazia sua adesão, sendo a primeira, no Estado, a iniciar o programa.

Sorocaba fez a adesão em abril de 2013, encerrando a atividade em 2017.

Depois de mais de quatro anos, o prefeito Rodrigo Manga anuncia a volta da Operação Delegada.

A intenção da prefeitura é de que o município tenha à disposição, em média, 15 policiais militares por dia, tendo um reforço aos finais de semana, com 20 policiais em 10 viaturas.

Com isso, Sorocaba teria a oportunidade de contar, ainda, com operações especiais, além da segurança reforçada no dia a dia.

Para não sacrificar os policiais em seus dias de folga, a proposta do governo municipal é de que os agentes atuem em turnos de trabalho de 8 horas por dia, com intervalo mínimo de 12 horas entre suas ocupações oficiais.

Pelo convênio, a prefeitura paga os policiais, porém seria utilizada toda a estrutura estadual, como se estivessem em escala normal de trabalho, para a execução do programa.

Na entrevista na Cruzeiro FM, Manga garantiu que já possui o recurso necessário para que a Operação Delegada tenha início no final de novembro deste ano, porém, o dinheiro em cofre, segundo ele, já está disponível para cobrir todo o ano de 2022.

Para isso, basta o governo estadual assinar o convênio.

Ontem, os vereadores em Sorocaba discutiram a proposta e depois de uma longa sessão extraordinária, que terminou no final da tarde, o projeto de Lei do Executivo foi aprovado.

Os policiais na Operação Delegada vão ajudar no patrulhamento nas ruas, nas rondas ostensivas, nos chamados pancadões, vão coibir aglomerações e monitorar prédios públicos municipais em todas as regiões de Sorocaba.

Desde setembro, o prefeito de Sorocaba vem negociando com o governo do Estado a volta da Operação Delegada.

A segurança, com certeza, é um dos itens prioritários para garantir mais qualidade de vida às pessoas, em especial, quando estão pelas ruas cumprindo compromissos, oportunidade em que os criminosos agem.

Portanto, investir em segurança pública é muito mais do que obrigação dos governos, é garantir a ordem pública, princípios, valores e normas que devem ser observados em uma sociedade dita organizada.

Cruzeiro FM, número um em jornalismo!!!

Cibelle Freitas
Compartilhar

Notícias recentes

ONA premia 74 instituições de saúde no Brasil, entre elas o BOS de Sorocaba

Na próxima quinta-feira, dia 28, a ONA – Organização Nacional de Acreditação – realizará um…

3 horas atrás

Grande Baile Real de Príncipes e Princesas será com integrantes do Felicidade Down

A fusão dos projetos FADA MADRINHA MABEL e FELICIDADE DOWN T21 proporcionará uma experiência mágica…

3 horas atrás

Com serviço voluntário, CHS recebe carrinhos/karts elétricos para transporte de pacientes

Com a colaboração de Rotary Clubs de Sorocaba e o apoio do Supermercado Tauste, serão…

3 horas atrás

Editorial: Benefício para quem? 22/11/2024

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) foi uma medida adotada pelo…

5 horas atrás

Radar da Semana debateu a Black Friday no Brasil 22/11/2024

O Radar da Semana desta sexta-feira (22) colocou em debate a Black Friday e as…

6 horas atrás

Projeto Circuito Regional de Música acontece a partir desta sexta em Sorocaba

Acontece nesta sexta, sábado e domingo (22 a 24 de novembro) o projeto “Circuito Regional…

6 horas atrás